A série Música #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, inaugurou uma nova fase. Agora, as apresentações acontecem em lives transmitidas da casa dos músicos ou diretamente dos palcos das unidades do Sesc, ainda sem a presença de público e dentro de todos os protocolos de segurança. Com a mudança, o Sesc São Paulo passa a acolher shows com formações maiores, que contarão com os recursos do palco para a transmissão. O formato híbrido, com a permanência dos shows que acontecem no ambiente domiciliar, permite que a série continue oferecendo encontros com músicos de outros estados e com artistas em condições de maior vulnerabilidade ao coronavírus. Ao mesmo tempo, ao abrir as portas dos palcos do Sesc, dá-se oportunidade a mais profissionais, ajudando a estimular o setor cultural. As apresentações seguem no mesmo horário, 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo .

Bixiga 70 (Foto: José de Holanda)

Terça-feira (3/11), dia do Instrumental Sesc Brasil no palco do Sesc Consolação, Neymar Dias e Quarteto de Cordas apresentam um concerto que mostra novas possibilidades solísticas e de imersão musical para a viola brasileira, mas preservando as características históricas do instrumento. O repertório abrange temas tradicionais da música caipira regional, passa pela música erudita – com obras de nomes como Johann Sebastian Bach (1685 – 1750) e Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959) – e traz ainda composições autorais de Neymar que dialogam com o pop. Com formação erudita e popular, o músico mostra arranjos que exploram esses dois universos em profundidade. Filho de compositor de música caipira, Neymar atua em estilos variados, que vão do jazz à música erudita, com conhecimento da música regional brasileira acumulado desde a primeira infância. Compositor, arranjador e músico, trabalhou com artistas como Nelson Ayres, Mônica Salmaso, Ivan Lins, André Mehmari e Toninho Ferragutti – com quem gravou “Festa na Roça”, indicado ao Grammy Latino em 2014. O quarteto que acompanha Neymar Dias (viola brasileira) é formado por Vana Bock (violoncelo), Marcos Henrique Scheffel (segundo violino), Sergei Eleazar Carvalho (primeiro violino) e Daniel Pires da Silva (viola).

Na quinta-feira (5/11), o pianista, compositor e arranjador Cristovão Bastos se apresenta de sua casa, no Rio de Janeiro, com a participação do violonista João Lyra, para mostrar obras de seu repertório autoral e fazer uma homenagem ao compositor Aldir Blanc (1946 – 2020), um de seus principais parceiros. Cristovão Bastos tem atuado por mais de 50 anos ao lado de grandes nomes da música popular brasileira, como Nana Caymmi, Paulo César Pinheiro e Paulinho da Viola. Como compositor, tem como canções mais conhecidas “Todo Sentimento”, em parceria com Chico Buarque, e “Resposta ao Tempo”, com Aldir Blanc, que fazem parte do repertório da live. O artista é vencedor de oito prêmios Sharp, do prêmio TIM e foi indicado ao Grammy Latino. Em 2011, ganhou o Prêmio da Música Brasileira como melhor arranjador.

Sexta-feira (6/11), o Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, recebe a banda Bixiga 70 – formada por Cris Scabello (guitarra), Cuca Ferreira (saxofone barítono e flauta), Daniel Nogueira (saxofone tenor e flauta), Daniel Gralha (trompete), Décio 7 (bateria), Douglas Antunes (trombone), Marcelo Dworecki (baixo), Mauricio Fleury (teclados e guitarra) e Rômulo Nardes (percussão). Durante a apresentação, o grupo mostra um panorama de sua carreira, com músicas de seus álbuns “I” (2011), “II” (2013), “III” (2015) e “Quebra-Cabeça” (2018). Formado em São Paulo por jovens músicos do cenário independente, o Bixiga 70 ganhou projeção em palcos no Brasil e no exterior, tendo realizado mais de 100 shows pelos cinco continentes nos últimos anos. A banda agora encara o desafio de conseguir essa mesma conexão com o público em um show transmitido ao vivo, sem a presença do público.

No sábado (7/11), também diretamente do palco do Sesc Pinheiros, a banda paulistana Aláfia mostra as composições de “Liturgia Sambasoul” (2019), quarto e mais recente álbum de sua carreira. Com repertório composto de faixas como “Canção pra Nós” (Eduardo Brechó), “1800 Noites” (Eduardo Brechó/Igor Damião), “Faca Fake” (Eduardo Brechó) e “Dama das Demandas” (Lucas Cirillo), que percorrem gêneros como samba, soul, funk, jazz e samba de gafieira com pitadas de tambores do terreiro, o trabalho apresenta letras carregadas de potência e de críticas político-sociais, com o swing e groove característicos do grupo, celebrando a pujança da cultura negra em seus mais diversos segmentos. A banda é formada por Eduardo Brechó, Estela Paixão e Jairo Pereira (voz); Pedro Bandeira (percussão); Igor Damião (guitarra); Gabriel Catanzaro (baixo); Larissa de Oliveira (trompete); Filipe Gomes (bateria) e Fabio Leandro (teclado e vocoder).

Agenda 3 a 7 de novembro, 19h

3/11, terça: Neymar Dias e Quarteto de Cordas – Vana Bock (violoncelo), Marcos Henrique Scheffel (segundo violino), Sergei Eleazar Carvalho (primeiro violino) e Daniel Pires da Silva (viola).

5/11, quinta: Cristovão Bastos. Participação: João Lyra (violão)

6/11, sexta: Bixiga 70 – Cris Scabello (guitarra), Cuca Ferreira (saxofone barítono e flauta), Daniel Nogueira (saxofone tenor e flauta), Daniel Gralha (trompete), Décio 7 (bateria), Douglas Antunes (trombone), Marcelo Dworecki (baixo), Mauricio Fleury (teclados e guitarra) e Rômulo Nardes (percussão).

7/11, sábado: Aláfia – Eduardo Brechó, Estela Paixão e Jairo Pereira (voz); Pedro Bandeira (percussão); Igor Damião (guitarra); Gabriel Catanzaro (baixo); Larissa de Oliveira (trompete); Filipe Gomes (bateria) e Fabio Leandro (teclado e vocoder).

(Carta Campinas com informações de divulgação)