O curso online “Pixinguinha – Vida e Obra”, organizado pela Rabeca Cultural, será ministrado diretamente de Portugal pelo músico e pesquisador Prof. Pedro Aragão (Professor da Escola Portátil de Música, Casa do Choro e do Instituto Villa Lobos, UNIRIO), dias 11 e 18 de novembro, quartas-feiras, às 19h.

(Foto: Divulgação)

Com mais de cinco décadas de atuação profissional (1920-1960), Alfredo da Rocha Vianna, por alcunha Pixinguinha (1888-1974), teve papel fundamental como arranjador, compositor e intérprete no contexto da indústria fonográfica brasileira, atuando profusamente em diversas gravadoras, grupos orquestrais, programas de rádio e concertos pelo país e no exterior. Este curso tem por objetivo apresentar uma visão panorâmica da vida e obra deste mestre da música popular através de duas aulas que contarão com farto material iconográfico, musical e documental sobre o compositor, de forma leve e didática para um público amplo. 

Dia 11/11 – Pixinguinha e os chorões do século XIX – influências e aprendizagens. O grupo Choro Carioca e as primeiras gravações na Casa Edison. O flautista virtuose e o reconhecimento da imprensa. O grupo “Os Oito Batutas” e as excursões à França e Argentina (1922/1923). Novos caminhos no choro: Carinhoso Lamentos. Os primeiros grupos orquestrais: Orquestra dos Batutas, Orquestra Pixinguinha-Donga e Orquestra Victor Brasileira.

Dia 18/11 – Pixinguinha e a era do rádio. As orquestras e os arranjos que revolucionaram a história da música popular brasileira. A Orquestra da Guarda Velha e a incorporação da herança sonora africana à fonografia brasileira. A Orquestra “Diabos do Céu” e a consolidação do samba e da marchinha. Pixinguinha e Benedito Lacerda: o novo formato do choro-sambado. A memória da MPB: Pixinguinha e Almirante. Pixinguinha hoje e seu legado para o futuro. 

Pedro Aragão é bandolinista, pesquisador da música popular brasileira, investigador da Universidade de Aveiro e professor do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO. Seus interesses de pesquisa incluem música popular brasileira, arquivos sonoros, relações entre indústria fonográfica e música popular e lusofonia. É autor do livro “Alexandre Gonçalves Pinto” e “O Choro”, que recebeu em 2012 o Prêmio Silvio Romero IPHAN – MINC (2ª colocação) e o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2013. É organizador (com Bia Paes Leme, Paulo Aragão e Marcilio Lopes) dos livros “Pixinguinha, Inéditas e Redescobertas”, “Pixinguinha: Outras Pautas” e “Carnaval de Pixinguinha”, reunindo arranjos orquestrais desse compositor brasileiro para a rádio nas décadas de 1940 e 1950.

Pixinguinha – Vida e Obra

Prof. Pedro Aragão

Dias 11 e 18 de novembro

Quartas-feiras

19h

Online (Zoom)

Rabeca Cultural

R$ 60,00

Aulas avulsas, ou gravações R$ 40,00 cada

Inscrições e informações pelo whatsapp 19 997206186, com Kha Machado.

(Carta Campinas com informações de divulgação)