Até o próximo dia 15 de novembro, domingo, fica em cartaz a 16ª edição da Mostra Internacional do Cinema Negro, desta vez em formato online, no Vimeo do MIS, Museu da Imagem e do Som de São Paulo. A Mostra promove a exibição de curtas, médias e longas-metragens que realizam um esforço pela construção da imagem de afirmação positiva do afrodescendente e das minorias. A abertura do evento teve a exibição do curta-metragem Tem um passado no meu presente (dir. Joel Zito Araújo, Brasil, 2017, 19’45”, livre). Esse e outros vídeos que fizeram parte da abertura do Festival podem ser acessados neste link do Vimeo do MIS.

Vaga Carne, Grace Passô

Até o dia 14.11, sábado, serão exibidos quatro programas compostos por diversos curtas e médias-metragens, além de um longa, e todos ficam disponíveis no Vimeo do MIS até às 23h59 do respectivo dia. No sábado, 14.11, em parceria com o Bate-Papo de Cinema Pontos MIS, será exibido, às 16h (inscrição por este link), o recente Vaga carne, curta dirigido por Grace Passô e Ricardo Alves Júnior, seguido de bate-papo às 18h (no canal do MIS no YouTube). Já no domingo, 15.11, encerramento da Mostra, todos os filmes da seleção oficial ficam disponíveis durante todo o dia.

Assista aos filmes.

Confira o catálogo da Mostra.

Como um projeto acadêmico de inclusão do jovem afrodescendente, no  âmbito universitário e cultural, esse evento étnico-cinematográfico constrói um fórum de discussão e um acervo do cinema negro brasileiro, dos respeitos à diversidade e à biodiversidade em proveito da cultura de paz.

O cinema  negro é inequivocamente o cinema das minorias e essa cinematografia oferece um importante lugar de fala de minorias vulneráveis, constituindo uma forma de luta contra a tentativa de imposição do estereotipo de inferioridade racial, da verticalidade da hegemonia imagética heteronormativa em detrimento da diversidade dos demais povos, incluindo o africano e o ameríndio. 

A curadoria é de Celso Luiz Prudente, antropólogo e cineasta. Celso Luiz Prudente é doutor em Cultura pela Universidade de São Paulo (FEDUSP), pós-doutor em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/Unicamp), professor associado da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e pesquisador do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC ECA-USP).

Mais informações pelo SITE do MIS-SP.

(Carta Campinas com informações de divulgação)