João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi espancado até a morte por seguranças do Carrefour, em Porto Alegre. João, negro, foi agredido por dois homens brancos, inclusive um deles PM. O assassinato se deu na véspera do Dia da Consciência Negra. As imagens da agressão foram gravadas e circulam nas redes sociais.

(foto de vídeo -reprodução)

O Carrefour, em resposta à agressão, anunciou o rompimento do contrato com a empresa que faz a segurança da loja e chamou de ‘ato criminoso’.

Os dois agressores foram presos em flagrante. Um deles, como é policial militar, foi levado para um presídio militar. O outro está preso em unidade da Polícia Civil. O crime está sendo investigado como homicídio qualificado.

João Alberto, segundo relatos contidos na investigação, teria se desentendido com uma funcionária do supermercado, que chamou a segurança.

O Carrefour, em nota, informou que começou apuração interna e que tomou providências para que os responsáveis sejam punidos legalmente.

A Brigada Militar, também em nota, informou que o PM que participou da agressão é ‘temporário’ e estava fora do horário de trabalho. Mas a Brigada não informou o que ele fazia no Carrefour.

João Alberto aparece, nos vídeos que circulam pelas redes sociais, sendo surrado por dois homens vestidos de preto, aparentemente uniforme dos seguranças. Os agressores deram socos no rosto de João Alberto, mesmo caído. No vídeo é possível ver sangue pelo chão, e pessoas tentando deter o curso das agressões.

João Alberto Silveira Freitas foi atendido pelo SAMU, e a equipe de urgência tentou reanima-lo depois do espancamento. Inútil. João Alberto morreu no local. (Do GGN)