Até o dia 29 de novembro, acontece a 2ª edição do Cabíria Festival – Mulheres e Audiovisual. Com o intuito de promover produções realizadas por mulheres e pessoas de identidades de gênero diversas, buscando estimular um aumento na representatividade e diversidade nas telas e atrás das câmeras, a plataforma Videocamp disponibiliza os títulos de longas e médias-metragens do Festival. A programação online e gratuita é composta por 35 filmes, sendo que os curtas, seguidos por sessões online de debates, podem ser vistos no site Cardume , e os painéis, masterclasses, lives poderão ser acessadas no Youtube do festival.

(Imagem: Divulgação)

Nesta edição, a cineasta Patrícia Ferreira Pará Yxapy, indígena da etnia Mbyá-Guarani, será homenageada com uma mostra especial de 11 filmes. O festival, que neste ano tem como tema “Imaginários Possíveis, Rupturas em Processo”, reforça os desejos de compartilhar a diversidade de modos de fazer, provocar rupturas de ciclos de violência históricos e expressar imaginários possíveis de autorias e subjetividades. Além disso, a mostra promove um encontro entre audiência, cadeia produtiva e cineastas do Brasil e de países convidados – Alemanha, Argentina, Canadá, Costa Rica e França – em busca de reflexões, ampliação de redes e impulsionamento de novos talentos.

“Este ano devido às restrições sanitárias, a segunda edição do Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual será online. A parceria com o Videocamp, como plataforma de exibição dos filmes, viabiliza essa ação virtual e democratiza o festival para todo o país, potencializando ainda mais a nossa missão, por seu perfil de reunir filmes com potencial de impacto”, afirma Vânia Matos, diretora do Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual. (Carta Campinas com informações de divulgação)