A programação da série Teatro #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, está em nova fase, com os atores e as atrizes ocupando os palcos das unidades do Sesc na capital paulista, além das apresentações transmitidas das casas dos artistas. Com a mudança, o Sesc São Paulo passa a acolher versões de espetáculos com estruturas maiores, que contarão com os recursos do palco para a transmissão. Nesta nova fase, os teatros receberão as peças sem a presença do público e dentro de todos os protocolos de segurança. Em novo horário, mais cedo, às 21h, a série tem apresentações aos domingos, quartas e sextas.

Os espetáculos são transmitidos pelo Canal no YouTube ou pelo Instagram Sesc ao Vivo.

O formato híbrido, com a manutenção das transmissões realizadas da casa dos artistas, permite que a série continue oferecendo encontros com nomes de outros estados e com atores e atrizes em condições de maior vulnerabilidade ao coronavírus. Ao reabrir a possibilidade das apresentações nos palcos do Sesc, dá-se oportunidade a mais profissionais para realizarem seu trabalho, ajudando a estimular o setor cultural. Com uma parcial e gradativa retomada das atividades do Sesc São Paulo, o início da programação nos palcos é um momento importante para a cultura e para uma retomada mais ampla no futuro.

Chernobyl (Foto: Felipe Cohen)

Na quarta-feira (21/10), diretamente do palco do Sesc Santana, será apresentado “Chernobyl”, da autora francesa Florence Valéro, com direção de Bruno Perillo. O espetáculo fala sobre uma família que vê seu cotidiano devastado por conta de um acidente terrível. O pai, um bombeiro, é obrigado a permanecer em Pripyat, na Ucrânia, para controlar o incêndio na usina nuclear, enquanto a mãe e os filhos gêmeos, Hannah e Michel, de 7 anos, têm que abandonar a cidade sem levar nada, exceto a boneca Antonia – a narradora da história. A peça, que estreou em 2019, foi indicada ao Prêmio APCA por Melhor Direção e obteve mais 5 indicações ao Prêmio Aplauso Brasil. Com Carolina Haddad, Joana Dória, Manuela Afonso e Nicole Cordery. Classificação indicativa: 14 anos.

Sexta-feira (23/10), o palco do Sesc Ipiranga recebe “Las Orientales”, com as atrizes Paula Cohen, responsável pela dramaturgia do espetáculo, e Natalia Mallo, que faz a direção musical. O espetáculo poético-performático fala da vida e da obra de três poetas uruguaias – Delmira Agustini (1886-1914), Idea Vilariño (1920-2009) e Marosa Di Giorgio (1932-2004) -, mulheres que criaram mundos particulares e deixaram suas marcas nas narrativas femininas da América Latina. A obra estabelece um diálogo entre culturas e linguagens, transpassando os limites do teatro, poesia, literatura e da música. Como fio condutor da montagem, acontecimentos das vidas e a percepção histórica das obras das três autoras, tendo como pano de fundo o contexto histórico e político do Uruguai e da América Latina. Desta maneira, o trabalho também traça a jornada da voz feminina nas artes do século XX até a atualidade, por meio de três vozes diversas em suas inquietações e estéticas. Iluminação de Ana Kutner. Classificação: 14 anos.

Encerrando a semana, no domingo (25/10), a atriz Eliane Costa apresenta, diretamente de sua casa, no Rio de Janeiro, “Cuidado! Animais Na Pista”, com direção de Rubens Camelo. Inspirada no livro “Sono”, do escritor japonês Haruki Murakami, a peça fala sobre uma mulher que deixa de dormir sem nenhuma explicação aparente. A insônia parece ser seu estado de vigília e ninguém à sua volta percebe nada. Transformações internas e externas vão acontecendo aos poucos, até ela se transformar em um animal estranho que passa, entre outras coisas, a se alimentar de seres impensáveis, a ver bichos pela casa e a mastigar palavras, sem saber o que é realidade e o que é delírio. A montagem, estreia de Eliane como dramaturga, é um grito feminino, recheado de humor, suspense e poesia. Classificação: 14 anos.

Agenda de 21 a 25 de outubro, 21h

21/10, quarta: Carolina Haddad, Joana Dória, Manuela Afonso e Nicole Cordery em Chernobyl

23/10, sexta: Paula Cohen e Natalia Mallo em Las Orientales

25/10, domingo: Eliane Costa em Cuidado! Animais Na Pista

(Carta Campinas com informações de divulgação)