A série Música #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, inaugurou uma nova fase: agora, as apresentações acontecem em lives transmitidas da casa dos músicos ou diretamente dos palcos das unidades do Sesc, ainda sem a presença de público e seguindo todos os protocolos de segurança. Com a mudança, o Sesc São Paulo passa a acolher shows com formações maiores, que contarão com os recursos do palco para a transmissão. O formato híbrido, com a manutenção dos shows que acontecem no ambiente domiciliar, permite que a série continue oferecendo encontros com músicos de outros estados e com artistas em condições de maior vulnerabilidade ao coronavírus. Ao mesmo tempo, ao abrir as portas dos palcos do Sesc, dá-se oportunidade a mais profissionais para realizarem seu trabalho, ajudando a estimular o setor cultural. As apresentações seguem no mesmo horário, 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo.

Carol Panesi (Foto: Divulgação)

A terça-feira marca a volta do Instrumental Sesc Brasil, projeto pioneiro de música Instrumental do Sesc, com seu regresso ao palco do Teatro Anchieta, no Sesc Consolação. Criado nos anos 1980, o Instrumental Sesc Brasil foi adaptado para a TV na década seguinte e já contou com nomes como Altamiro Carrilho, Baden Powell, Francis Hime, João Donato, Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Wagner Tiso, Yamandu Costa, entre outros. Em sua volta, o projeto passa a ser realizado às terças-feiras e neste dia 13/10, a multi-instrumentista Carol Panesi – ex-integrante da Itiberê Orquestra Família e do Itiberê Zwarg & Grupo – se apresenta diretamente do palco da unidade Consolação, acompanhada pelo músico Fábio Leal (guitarra). Carol Panesi é vencedora do Prêmio Profissionais da Música 2018 na categoria autora e vencedora do Prêmio MIMO Instrumental, do mesmo ano. Gravou CDs, DVDs e dividiu o palco com grandes nomes do cenário musical brasileiro e internacional, como Hermeto Pascoal, Daniela Spielmann, Quinteto da Paraíba, Léa Freire, Nicolas Krassik, Ricardo Herz, Edu Lobo, Clarice Assad e Jongo da Serrinha. No fim de 2017, gravou seu primeiro disco autoral intitulado “Primeiras Impressões”.

Lazzo Matumbi (Foto: Paola Alfamor)

Na quinta-feira (15/10), o cantor e compositor baiano Lazzo Matumbi se apresenta de sua casa com o show “Saudade”, ao lado do multi-instrumentista Felipe Guedes. O repertório faz um passeio pelos 39 anos de trajetória do artista, que apresenta sucessos de sua carreira, além de algumas releituras. O reggae jamaicano deu o tom aos primeiros álbuns do artista e o levou para além da Bahia. Nos anos 1990, Lazzo interrompe suas apresentações no Brasil e aceita o convite de Jimmy Cliff para acompanhá-lo numa turnê por vários países, atuando como percussionista e backing vocal e interpretando as músicas do seu próprio repertório na abertura dos shows do jamaicano. Matumbi também se destaca por seu ativismo em movimentos antirracistas e pelos direitos humanos.

Metá Metá (Foto: Fernando Eduardo)

Sexta-feira (16/10), o trio Metá Metá, formado por Juçara Marçal (voz), Kiko Dinucci (guitarra) e Thiago França (saxofone) se apresenta diretamente do palco da unidade Pompeia. Com um som que propõe uma maneira particular de cantar e tocar instrumentos, dando ênfase aos arranjos rítmicos e polifônicos, o grupo chama atenção, desde o seu primeiro disco (“Metá Metá”, 2011), pela maneira com que mostra suas influências, que passam pela música brasileira, africana, free jazz e rock. Essa variação de estilos se faz presente no repertório, com canções como “Exu”, “Oya” e “Let’s Play That”. Metá Metá já se apresentou em importantes festivais internacionais, como Transmusicales, Roskild e Mawazine, e dividiu palco com nomes como Kraftwerk e Nick Cave. Em 2016, ganhou o prêmio APCA de melhor disco (MM3, 2016), e é considerada uma das bandas mais expressivas da atual música brasileira, recebendo críticas elogiosas em veículos internacionais como The Guardian, The Wire e Independent.

Kisser Clan (Foto: Andreas Kisser)

Sábado (17/10), é dia de rock no palco do Sesc Pompeia, que recebe a banda Kisser Clan, um dos projetos paralelos do guitarrista Andreas Kisser (Sepultura), no qual toca e canta clássicos do rock ‘n’roll e do heavy metal, ao lado de seu filho Yohan Kisser (guitarra e voz) e dos músicos Amilcar Christófaro (baterista), Gustavo Giglio (baixista) e Renato Zanuto (tecladista). Durante a live, a banda mostra composições de grupos como Black Sabbath, The Beatles, Van Halen, Metallica, AC/DC, Judas Priest, Slayer e Iron Maiden, que inspiram as vidas e as carreiras de seus integrantes, a exemplo de “Master Of Puppets” (Cliff Burton, James Hetfield, Kirk Hammett, Lars Ulrich), “Mandatory Suicide” (Jeff Hanneman, Kerry King, Tom Araya), “Mr Crowley” (O. Osbourne, R. Daisley, R. Rhoads) e “Rock And Roll All Night” (Gene Simmons, Paul Stanley). Kisser Clan foi destaque do palco Rock Distric, do Rock in Rio, nos anos de 2017 e 2019.

Agenda 13 a 17 de outubro, 19h

13/10, terça: Carol Panesi. Participação: Fábio Leal

15/10, quinta: Lazzo Matumbi. Participação: Felipe Guedes

16/10, sexta: Metá Metá

17/10, sábado: Kisser Clan

(Carta Campinas com informações de divulgação)