A série Música #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, inaugurou uma nova fase. Agora, as apresentações acontecem em lives transmitidas da casa dos músicos ou diretamente dos palcos das unidades do Sesc, ainda sem a presença de público e seguindo todos os protocolos de segurança. Com a mudança, o Sesc São Paulo passa a acolher shows com formações maiores, que contarão com os recursos do palco para uma transmissão de melhor qualidade. O formato híbrido, com a manutenção dos shows que acontecem no ambiente domiciliar, permite que a série continue oferecendo encontros com músicos de outros estados e com artistas em condições de maior vulnerabilidade ao coronavírus. Ao mesmo tempo, ao abrir as portas dos palcos do Sesc, dá-se oportunidade a mais profissionais para realizarem seu trabalho, ajudando a estimular o setor cultural. As apresentações seguem no mesmo horário, 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo .

Marco Pereira (Foto: Tarita de Souza)

Nesta nova fase do Música #EmCasaComSesc, a música instrumental passa a ser de terça-feira e no próximo dia 6/10, o violonista, compositor e arranjador Marco Pereira apresenta “O Violão e as Canções” direto de sua casa, no Rio de Janeiro (RJ). No repertório, estão alguns clássicos da música brasileira como “Eu Sei que Vou Te Amar” e “Chega de Saudade”, ambas de Tom Jobim (1927-94) e Vinicius de Moraes (1913-80); “É Doce Morrer no Mar”, de Dorival Caymmi (1914-2008); “Na Baixa do Sapateiro” (Ary Barroso) e “Lobo Bobo”, de Ronaldo Bôscoli (1928-94) e Carlos Lyra, e ainda um medley de quatro obras de Baden Powell (1937-2000) escritas em parceria com Vinicius de Moraes e Paulo César Pinheiro. Marco Pereira também interpreta canções autorais, “Iara, o Canto da Sedução” e “O Teatro da Natureza”, esta última com letra do célebre Aldir Blanc (1946-2020). Entre uma canção e outra, o violonista revela algumas histórias e curiosidades que permeiam as composições. Marco Pereira tem uma trajetória marcada por gravações com grandes nomes do cenário musical brasileiro, como Zélia Duncan, Cássia Eller (1962-2001), Gilberto Gil, Gal Costa, Milton Nascimento, Paulinho da Viola e Tom Jobim. Durante os cincos anos em que viveu na França, recebeu o título de Mestre em Violão Clássico pela Université Musicale Internationale de Paris, tem dois Prêmios Sharp no currículo e participações em diversos festivais importantes como o Free Jazz Festival.

BNegão (Foto: Ândrea Possamai)

Na quinta-feira (8/10), o cantor e compositor Bernardo Santos – ex-integrante da banda Planet Hemp e mais conhecido como BNegão – apresenta “BNegão Canta Dorival Caymmi”. Com a participação do violonista Bernardo Bosisio, o show intimista, em formato voz e violão, transmitido direto da casa do artista, traz releituras das canções do universo de Dorival Caymmi (1914-2008), inspiradas no encontro dos jangadeiros com o mar e seus mistérios. No repertório, canções como “O Mar”, “A Lenda do Abaeté” e “É Doce Morrer no Mar”, do lendário disco “Dorival Caymmi” (1948), e ainda “Noite de Temporal”, “O Vento” e “Promessa de Pescador”, do álbum “Caymmi e Seu Violão” (1954), que BNegão escutou pela primeira vez aos 16 anos de idade.

Johnny Hooker (Foto: Erica Colaço)

Sexta-feira (9/10), abrindo a primeira noite de apresentações do Sesc Bom Retiro, o cantor e compositor Johnny Hooker mostra composições de seus dois álbuns de estúdio – “Eu Vou Fazer uma Macumba pra Te Amarrar, Maldito!” (2015) e “Coração (2017). No show, o artista pernambucano interpreta canções como “Amor Marginal”, “Alma Sebosa” e “Corpo Fechado” (parceria com Gaby Amarantos), além do hit “Flutua”.

Vanessa da Mata (Foto: Rodolfo Magalhaes)

No sábado (10/10), quem sobe ao palco do Sesc Bom Retiro é a cantora e compositora Vanessa da Mata. Acompanhada pelos músicos Rodrigo Braga (piano) e Mauricio Pacheco (violão e guitarra), a artista apresenta um show intimista com um repertório de canções atuais, como “Só Você e Eu”, e outras mais antigas de sua carreira, como “Não me Deixe Só” e “Ai, Ai, Ai”, além de músicas de outros compositores que lhe serviram de referência. Logo em seu disco de estreia, “Vanessa da Mata” (2002), entrou para a lista de sucessos com a canção “Não me Deixe Só” (Luis Enriquez Bacalov, Sergio Bardotti e Francisco Buarque De Hollanda) e, desde então, não saiu mais das paradas de hits. De lá para cá já gravou sete álbuns e dois DVD’s ao vivo. Com o show “Vanessa da Mata Canta Tom Jobim” (2013), se apresentou para mais de 100 mil pessoas na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ), e para 150 mil pessoas na Virada Cultural de São Paulo.

Agenda 6 a 10 de outubro, 19h

6/10, terça: Marco Pereira
8/10, quinta: BNegão canta Dorival Caymmi. Participação: Bernardo Bosisio
9/10, sexta: Johnny Hooker
10/10, sábado: Vanessa da Mata. Participações: Rodrigo Braga e Mauricio Pacheco

(Carta Campinas com informações de divulgação)