Em São Paulo – A partir do dia 24 de outubro, fica em cartaz na Galeria Lume a mostra inédita Vamos chamar o vento, com obras do artista Osvaldo Gaia.

Interligação dos pêndulos (2017) (Foto: Ana Pigosso)

A luta pela sobrevivência levou o homem ribeirinho a descobertas e invenções surpreendentes. Na medida em que a implacável dificuldade aumentava, sua capacidade de criação se fortaleceu e desenvolveu. Foi a partir disto que se manifestou o espírito artesão e construtor de Osvaldo Gaia. É dos saberes dos ribeirinhos, das águas, das cores filtradas na pintura, do mato, mangal, a força dos ventos e do que os ancestrais legaram ao artista: nuances, texturas e levezas, que sua mão engendra a beleza numa infinita busca de revelação da condição de sobrevivência pela lógica da construção poética.

Natural de Belém do Pará, Osvaldo Gaia passou sua infância entre pescadores tecendo redes, jogando linhas com anzol no mar e trançando cordas em barcos. As atividades afloraram o espírito artesão e construtor do artista, que desenvolve suas obras por meio de pesquisas com elementos que se identificam como estrutura escultórica dentro de uma visão mais interna e perceptível da forma. Transitando entre desenho, pintura, escultura e instalação, suas criações trazem um sentido de pertinência com o qual o espectador se identifica.

Asas em equilíbrio (2020) (Foto: Ana Pigosso)

A exposição poderá ser visitada através do site da galeria (http://galerialume.com/), ou fisicamente por meio de agendamento através do telefone (11) 4883-0351. A reabertura do espaço físico da Lume segue os protocolos de saúde e higiene para evitar a disseminação e contaminação do Covid-19.

Nascido em 1961 em Belém, no Pará, o escultor e pintor Osvaldo Gaia vive e trabalha no Rio de Janeiro. Sua formação artística foi se constituindo através de pesquisa e experimentações dentro do universo amazônico com elementos que se identificam como estruturas escultóricas, porém num escopo abrangente e perceptível da forma, em relevos, texturas e transparências.

Detém-se conceitualmente em questões sociais, arquitetônicas, econômicas e relacionadas a fluxos, origens, identidades e ferramentas ligadas à vida ribeirinha, de onde tira sua inspiração. Sua produção tem forte recorte orgânico e, simultaneamente, extremo rigor construtivista e grande teor simbólico. Expõe desde 1975, participando de mostras coletivas e individuais no Brasil e exterior, sua produção artística abrange desde pequenos objetos a instalações e intervenções urbanas.

Interligação dos pêndulos (2017) (Foto: Ana Pigosso)

Vamos chamar o vento, individual de Osvaldo Gaia
Local: Galeria Lume
Abertura: 24 de outubro, sábado, das 11h às 17h
Período expositivo: 24 de outubro a 21 de novembro
Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 – Jardim Europa, São Paulo
Telefone: (11) 4883-0351

(Carta Campinas com informações de divulgação)