Desde a última semana, a programação de Teatro #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, está em nova fase, com os atores e as atrizes ocupando os palcos das unidades do Sesc na capital paulista, além das apresentações transmitidas das casas dos artistas. Com a mudança, o Sesc São Paulo passa a acolher versões de espetáculos com estruturas maiores, que contarão com os recursos do palco para a transmissão. Nesta nova fase, os teatros receberão as peças sem a presença do público e dentro de todos os protocolos de segurança. Em novo horário, mais cedo, às 21h, a série terá apresentações aos domingos, quartas e sextas.

As transmissões ao vivo permanecem no YouTube do Sesc São Paulo e no Instagram do Sesc Ao Vivo.

O formato híbrido, com a manutenção das transmissões realizadas da casa dos artistas, permite que a série continue oferecendo encontros com nomes de outros estados e com atores e atrizes em condições de maior vulnerabilidade ao coronavírus. Ao reabrir as portas dos palcos do Sesc, dá-se oportunidade a mais profissionais para realizarem seu trabalho, ajudando a estimular o setor cultural.

Na quarta-feira (14/10), “A Noite dos Palhaços Mudos”, com o La Mínima Circo e Teatro (Fernando Sampaio, Fernando Paz e Filipe Bregantim), será transmitida diretamente do Sesc Santana. O espetáculo é adaptação com base no argumento da HQ original da cartunista Laerte. Publicada em 1987 na extinta Revista Circo, nº4, a história trata do conflito entre a intolerância urbana e o universo irreverente da figura do palhaço, a partir da comicidade física, da lógica do absurdo e do humor sem palavras. Os Palhaços Mudos da HQ são seres que habitam a cidade e se dedicam a praticar comicidades. Mas uma seita local os considera uma ameaça, passando a persegui-los, na tentativa de extingui-los. Numa noite de caça a dois Palhaços, um deles é capturado, mas consegue escapar. Tendo o nariz arrancado pelos perseguidores, o palhaço, não conseguindo suportar a vergonha, se desespera. Surge então o segundo Palhaço Mudo, que o arrasta para um ousado resgate nasal. Perseguições em meio às sombras misturam-se a truques de magia, números musicais e outros absurdos cômicos, para apresentar os conflitos, contestando a falta de flexibilidade sobre a relatividade das culturas. Classificação indicativa: 10 anos.

La Mínima (Foto: Carlos Gueller)

Sexta-feira (16/10), ao vivo do Sesc Ipiranga, tem a montagem “Fim de Partida”, de Samuel Beckett (1906-89). Yoshi Oida, ator, diretor e autor japonês de 86 anos, radicado em Paris (França), assina a encenação e dirige o espetáculo ao lado de Matteo Bonfitto, que atua com Rodrigo Pocidônio, Milton de Andrade, Suia Legaspe e Ary França. A peça mostra relações tóxicas no seio de uma família. Hamm, o patriarca cego que nada vê e tudo sente, Nagg e Nell, pais de Hamm com seu exibicionismo decrépito, e Clov, o filho adotivo-servo. A obra revela o mecanismo pelo qual a micropolítica da família se torna um espelho satírico em que reconhecemos a fanfarronice do poder. A encenação, criada por Oida durante o processo criativo ocorrido na França, é permeada por um olhar minimalista, em que prevalece a composição estruturada a partir de elementos cenográficos hiper-realistas. Classificação indicativa: 12 anos.

Yoshi Oida (Foto: Divulgação)

Encerrando a semana, no domingo (18/10), a atriz Iléa Ferraz apresenta diretamente de sua casa a peça “O Cheiro da Feijoada”, de Thomas Bakk. Permeada de canções interpretadas por Iléa, com trilha sonora executada por Pedro Lima e composta de sambas, xotes e funks, a montagem traz uma preta-velha lavadeira que, enquanto lava roupas, relembra uma feijoada que foi feita no tempo da escravidão, trazendo à tona fatos da história do Brasil e da formação do povo brasileiro. A atriz dirige e interpreta sete personagens neste monólogo. Classificação: livre para todos os públicos.

Iléa Ferraz (Foto: Divulgação)

Agenda de 14 a 18 de outubro, 21h
14/10, quarta: La Mínima em A Noite dos Palhaços Mudos – do palco do Sesc Santana
16/10, sexta: Rodrigo Pocidônio, Matteo Bonfitto, Ary França e Suia Legaspe em Fim de Partida – do palco do Sesc Ipiranga
18/10, domingo: Iléa Ferraz em O Cheiro da Feijoada

(Carta Campinas com informações de divulgação)