Um grande incêndio foi contido na Serra dos Cocais pela ação das famílias do Acampamento Marielle Vive! com apoio do Corpo de Bombeiros esta semana em Valinhos-SP. A região é uma das poucas áreas de nascentes e mata nativa.

(foto mst – div)

Na madruga da última quinta-feira (dia 22/10), após mais de 8 horas de trabalho, o fogo foi contido. O incêndio se alastrou rapidamente na proximidade do Acampamento, mas não chegou a atingir os barracos dos moradores do Acampamento. No entanto, queimou uma vasta área da Fazenda São João das Pedras e uma parte da área de mata na fronteira do Marielle com a Fazenda.
“Não sabemos a origem do fogo, mas esperamos que não tenha sido um ato criminoso daqueles contrários à reforma agrária que não aceitam nossa presença em Valinhos e defendem fanaticamente a especulação imobiliária na cidade”, anotou o MST em nota.

Os incêndios na Serra dos Cocais são recorrentes, isso é confirmado por moradores das chácaras e por quem trafega diariamente pela Estrada do Jequitibás. “É lamentável que a Prefeitura Municipal não possua uma Brigada de Incêndio treinada para agir e defender o que resta da riqueza florestal e natural do município valinhense. Mais lamentável ainda que, mesmo possuindo elevado grau de importância, a Estrada do Jequitibás não disponha de acostamento, ou mesmo, sinalização sobre os cuidados ambientais e humanos para quem trafega pela região. Uma simples bituca de cigarro descartada nas margens da rodovia já é suficiente para provocar um incêndio enorme”, informou o MST.

(foto mst – div)

Segundo informações do MST, o incêndio só se propagou de forma rápida devido a enorme área de pastagens degradada da Fazenda São João das Pedras que foi o vetor para o alastramento do fogo. “Suspeitosamente não vimos a mesma dedicação dos funcionários daquela área em combater as chamas. O próprio caminhão do Corpo de Bombeiros não pôde avançar mais sobre o terreno porque ninguém da fazenda se apresentou para abrir a porteira”, anotou o MST.