Ícone do site CartaCampinas

Famílias de acampamento do MST em Valinhos combatem incêndio na Serra dos Cocais

Um grande incêndio foi contido na Serra dos Cocais pela ação das famílias do Acampamento Marielle Vive! com apoio do Corpo de Bombeiros esta semana em Valinhos-SP. A região é uma das poucas áreas de nascentes e mata nativa.

(foto mst – div)

Na madruga da última quinta-feira (dia 22/10), após mais de 8 horas de trabalho, o fogo foi contido. O incêndio se alastrou rapidamente na proximidade do Acampamento, mas não chegou a atingir os barracos dos moradores do Acampamento. No entanto, queimou uma vasta área da Fazenda São João das Pedras e uma parte da área de mata na fronteira do Marielle com a Fazenda.
“Não sabemos a origem do fogo, mas esperamos que não tenha sido um ato criminoso daqueles contrários à reforma agrária que não aceitam nossa presença em Valinhos e defendem fanaticamente a especulação imobiliária na cidade”, anotou o MST em nota.

Os incêndios na Serra dos Cocais são recorrentes, isso é confirmado por moradores das chácaras e por quem trafega diariamente pela Estrada do Jequitibás. “É lamentável que a Prefeitura Municipal não possua uma Brigada de Incêndio treinada para agir e defender o que resta da riqueza florestal e natural do município valinhense. Mais lamentável ainda que, mesmo possuindo elevado grau de importância, a Estrada do Jequitibás não disponha de acostamento, ou mesmo, sinalização sobre os cuidados ambientais e humanos para quem trafega pela região. Uma simples bituca de cigarro descartada nas margens da rodovia já é suficiente para provocar um incêndio enorme”, informou o MST.

(foto mst – div)

Segundo informações do MST, o incêndio só se propagou de forma rápida devido a enorme área de pastagens degradada da Fazenda São João das Pedras que foi o vetor para o alastramento do fogo. “Suspeitosamente não vimos a mesma dedicação dos funcionários daquela área em combater as chamas. O próprio caminhão do Corpo de Bombeiros não pôde avançar mais sobre o terreno porque ninguém da fazenda se apresentou para abrir a porteira”, anotou o MST.

Sair da versão mobile