Após completar três meses no ar, a programação da série Dança #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, que traz coreografias inéditas ou adaptadas dos principais artistas da dança brasileira, está em nova fase, com a transmissão de espetáculos direto das unidades do Sesc na capital paulista, sem a presença de público. As apresentações serão intercaladas com as lives realizadas na casa dos artistas. A série permanece às terças e quintas, como de costume, mas agora em novo horário, às 21h.

As transmissões ao vivo permanecem no YouTube do Sesc São Paulo e no Instagram do Sesc Ao Vivo.

Com a mudança, o Sesc São Paulo passa a acolher apresentações com formações maiores, que contarão com os recursos do palco, permitindo que os trabalhos possam ser executados na íntegra ou bem próximos do original. O formato híbrido, com a manutenção das performances que acontecem no ambiente domiciliar, permite que a série continue oferecendo encontros com artistas de outros estados ou em condições de maior vulnerabilidade ao coronavírus. Ao mesmo tempo, ao abrir as portas dos palcos do Sesc, dá-se oportunidade a mais profissionais para realizarem seu trabalho, ajudando a estimular o setor cultural.

Mercearia de Ideias (Foto: Clarissa Lambert)

Na terça-feira (13/10), diretamente do Sesc Avenida Paulista, o Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias apresenta o espetáculo de dança contemporânea “Singularidades”. O trabalho traz reflexões a respeito daquilo que nos torna únicos, e propõe questionamentos como: Quando e como nos constituímos como sujeito? Será que posso escolher quem eu sou? Se perguntarmos à queima roupa: quem é você? Qual seria sua resposta? As indagações abarcam, ainda, questões como a pandemia, o distanciamento social e uma série de mudanças recentes que transformam a percepção que temos de nós mesmos. Longe de querer dar uma resposta, o Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias, sob a direção de Luiz Fernando Bongiovanni, investiga questões da singularidade, essa palavra relativamente nova no vocabulário, mas que designa algo muito antigo: aquilo que torna cada ser humano único. Classificação: 14 anos.

Companhia Perversos Polimorfos (Foto: Divulgação)

Na quinta, (15/10), a Cia Perversos Polimorfos apresenta “Sampleando Homem Só”, diretamente do palco do Sesc 24 de Maio. O projeto é um convite das artistas Dani Moraes e Rafaela Sahyoun à Cia. para pesquisar e desenvolver, de forma colaborativa, o deslocamento do conceito de “sampleamento”, utilizado na música, para a dança. O projeto toma como base o espetáculo “Movimento para um Homem Só”, que teve sua estreia em 2014, e é inspirado nas intervenções do artista plástico inglês Banksy em parceria com os grafiteiros brasileiros Os Gêmeos. Essas criações, por sua vez, fazem parte da ocupação “Better out than in” (Nova Iorque, 2013). Dirigida por Ricardo Gali, a Cia Perversos Polimorfos reúne artistas e colaboradores no fazer em artes com foco em dança e sua transdisciplinaridade com outros saberes. Classificação: 14 anos.

(Carta Campinas com informações de divulgação)