Um curso sobre vida e obra do cineasta Ingmar Bergman será ministrado pela psicanalista e estudiosa do diretor sueco Maria del Rosário Missailidis na Rabeca Cultural, em Sousas, nos dias 5, 12 e 19 de novembro, quintas-feiras, às 20h.

Cena de “Morangos Silvestres” (1957)

Por que ainda Bergman?

Com esta interrogação será aberto o encontro na Rabeca Cultural para falar do fascinante diretor sueco Ernst Ingmar Bergman que gostava de dizer: “O teatro foi minha esposa e o cinema foi minha amante”.  Falará deste bígamo genial que produziu mais de 50 filmes e dirigiu em torno de 170 peças de teatro, além de propagandas e séries para TV, ao longo de seus 60 anos de carreira.

Escolheu expressar-se através do teatro e do cinema, transmitir-nos as suas considerações sobre a vida, a morte, a juventude, a maturidade, a velhice, a mulher, o casal, o amor, assim como suas dúvidas espirituais. Diante delas assumiu uma atitude interrogativa frente ao mundo em que viveu. Criou um estilo, fez uma obra autoral que assinou com extrema preocupação estética e, acima de tudo, sustentou uma ética que durante toda sua vida manteve sem concessões.

Rosário tinha 18 anos quando ouviu falar dele pela primeira vez. Foi através do livro (não do filme) “Cenas de um casamento sueco”, depois assistiu “Gritos e Sussurros”.  A partir daí não o perdeu de vista. Há dois anos vem estudando sua vida e sua obra. Hoje lhe parece impossível saber onde começa uma e termina a outra.

Apresentará o trabalho em três encontros. No primeiro falará de sua vida pessoal, sua infância, sua juventude e seus casamentos.  A segunda parte será dedicada à sua obra com destaque especial para o “7º Selo” e também sobre a influência que recebeu da literatura e da dramaturgia. A terceira parte comentará o filme G e S, onde serão levantados, como pontos principais, a mulher e as relações conflitivas dentro da família. Este filme foi considerado, por ele, um dos mais importantes trabalhos produzidos.

Por que o maior diretor desde a invenção da câmera segundo Woody Allen, continua a nos interessar? Por que ainda Bergman?

Maria del Rosário Missailidis é psicóloga clínica formada pela PUCC e possui formação psicanalítica de crianças e adultos pelo Centro de Psicanálise de Campinas e é estudiosa da vida e obra do diretor e dramaturgo sueco Ingmar Bergman.

Por que ainda Bergman?

Maria del Rosário Missailidis

Dias 5, 12, 19 de novembro

Quintas-feiras

Das 20h às 22h

Online (Zoom)

Rabeca Cultural

R$ 90,00

Aulas avulsas, ou gravações R$ 40,00 cada

Inscrições e informações pelo whatsapp 19 997206186, com Kha Machado

(Carta Campinas com informações de divulgação)