A candidata do PSTU à Prefeitura de Campinas, Laura Leal, que é petroleira e trabalha na refinaria REPLAN em Paulínia, defendeu recentemente em vídeo a importância da empresa e criticou a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de permitir a venda de refinarias da Petrobras sem a necessidade de aval do Congresso.

Laura Leal (foto divulgação)

A discussão do STF ocorreu após ação do Legislativo que questionava a política do governo Bolsonaro de desmembrar a empresa para facilitar sua privatização.

Para ela, que diz não acreditar que o Congresso seja defensor da empresa enquanto estatal, trata-se de “mais um importante golpe contra a Petrobras” que “acelera e adianta o desmonte dessa empresa tão importante pro povo brasileiro”.

“A Petrobras poderia neste momento estar produzindo combustíveis e gás de cozinha a preços acessíveis para a classe trabalhadora, o que é muito importante diante de uma crise econômica como a que vivemos neste momento de pandemia no país”, afimrou Laura Leal

O Sistema Petrobras (que inclui a empresa-mãe, as subsidiárias e as prestadoras de serviço) emprega mais de 300 mil pessoas e é líder mundial em tecnologia para exploração e produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas (pré-sal).

“Nada disso importa para esses governos. O que importa para esses governos é garantir o lucro dos grandes empresários, os seus acordos com as grandes multinacionais do petróleo, e não garantir uma qualidade de vida e acesso [da] população a combustíveis mais baratos [e ao] gás de cozinha”, ressaltou.

A proposta defendida pela petroleira para que a empresa esteja “a serviço da população brasileira” é de que ela seja “100% estatal, controlada pelos trabalhadores”. E o caminho para se chegar a isso passaria por “derrotar este governo”. “Em defesa da Petrobras nós chamamos o fora Bolsonaro e o fora Mourão já”, conclui Laura. (Com informações de divulgação)