A impugnação da candidatura do ex-prefeito de Campinas, Dr. Hélio (PDT), pode favorecer os candidatos com chance de disputar uma vaga no segundo turno das eleições municipais. Na próximas semana, pelo menos quatro candidatos devem intensificar a corrida atrás desses votos.

(foto divulgação – rede social – pt)

Por ser um candidato mais à esquerda, do PDT, o petista Pedro Tourinho pode herdar boa parte desses votos. Nas redes sociais, a militância petista já tenta buscar esses votos. Mas os candidatos da direita como Artur Orsi (PSD), Delegada Teresinha (PTB) e Dário Saadi (Republicanos) também devem sair em busca desses votos.

A candidatura do Dr Hélio foi negada pela Justiça Eleitoral nesta sexta-feira, dia 23. A decisão ocorreu após uma ação do Ministério Público Eleitoral (MPE), que argumentou que o político não poderia concorrer por ter tido as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) no período em que foi prefeito de Campinas.

Dr. Hélio deve recorrer, mas a decisão já causa prejuízos para a candidatura, que estava em segundo lugar em uma pesquisa de intenção de voto, com cerca de 10% dos votos.

Hélio foi eleito duas vezes prefeito de Campinas, em 2004 e 2008, mas acabou cassado em 2011, durante o segundo mandato. Em 2016, ele já teve a candidatura indeferida. O juiz eleitoral Fabio Hillal, que proferiu a decisão, afirmou que Dr. Hélio está inelegível até março de 2026.