O candidato a prefeito de Campinas, Wilson Matos (Patriota), foi denunciado à Justiça Eleitoral por propaganda política irregular. O autor da denúncia é o candidato a vereador Raul Pardinho (PSOL), que relata que Matos fez uso proibido de propaganda em outdoor.

(foto divulgação – raulpardinho)

A peça que originou a denúncia está localizada na Av. Barão de Itapura, próxima ao cruzamento com a Rua Culto A Ciência. No outdoor, há destaque evidente ao nome e imagem de Wilson Matos, embora sem realizar menção à disputa eleitoral.

Em suas redes sociais, Pardinho comentou o caso e disse que o candidato tentava “disfarçar” e “driblar” a lei eleitoral. Posteriormente, acrescentou em declaração por meio de sua assessoria: “Embora o outdoor não faça menção direta ao pedido de votos ou número do candidato, trata-se de uma clara tentativa de difusão de sua imagem visando as eleições. A lei é muito clara em relação a esta proibição. Além disso, se a compra dos espaços de mídia tiver ocorrido durante o período de pré-campanha, o candidato também pode ter que responder por abuso de poder econômico”.

De acordo com a lei eleitoral, a veiculação de propaganda mediante outdoors é vedada, sujeitando-se a empresa responsável, os partidos, as coligações e os candidatos à imediata retirada e ao pagamento de multa no valor de R$ 5 mil a R$ 15 mil. (Com informações de divulgação)

OutrosLados