O curso online “Tendência no Cinema de Arte Contemporâneo: Introdução ao Slow Cinema”, com o professor Bruno Dal Molin, organizado pela Rabeca Cultural, será oferecido ao público nos próximos dias 23 de setembro (Live Gratuita para exposição do curso), 30 de setembro (1ª aula) e 07 de outubro (2ª aula), quartas-feiras, às 19h30.

Cena de “O Cavalo de Turim (2011), de Béla Tarr e Ágnes Hranitzky

O curso propõe apresentar as características, raízes históricas e o ethos do coletivo de filmes que marca forte presença nos festivais de cinema de arte no mundo todo pelas duas últimas décadas. Será dividido em duas partes, a primeira contextualiza histórica e esteticamente o surgimento do Slow Cinema, enquanto a segunda analisa aspectos das duas grandes vertentes dentro do coletivo: os filmes de ficção com enfoque no sujeito humano, e os documentários com enfoque no não-humano.

Desta forma, na primeira aula (30/09), será visto como e porque em grande parte o cenário de cinema atual está dividido entre filmes “lentos” e “velozes”, como é articulada a estética de duração do cinema lento, como essa “lentidão” já vem surgindo desde a Segunda Guerra Mundial, quais são os cineastas e movimentos cinematográficos que são precursores ao coletivo e, por fim, quais são os padrões de enredo e sujeitos comuns destes filmes.

Na segunda aula (07/10,) será discutido quais cineastas são comumente associados ao coletivo e por quais motivos. Em um segundo momento, o curso se debruça sobre o trabalho de dois cineastas importantes em particular: Apichatpong Weerasethakul (Tailândia) e James Benning (Estados Unidos), para comparar como articulam suas “estéticas de duração” de maneiras distintas e dentro de cada vertente (humana e ecológica). Por fim, serão consideradas algumas críticas comuns a este tipo de cinema e a relevância que essa forte tendência no cinema atual pode ter.

Aos inscritos serão enviados links de filmes para serem vistos, analisados e discutidos durante as aulas.

Bruno Dal Molin é mestrando no programa de Multimeios da Unicamp e é formado em Estudos de Filmes pela Concordia University em Montreal, Canadá. Além de acadêmico, é cineasta e artista.

Tendência no Cinema de Arte Contemporâneo: Introdução ao Slow Cinema

Bruno Dal Molin

23 de setembro – Live Gratuita para exposição do curso

30 de setembro – 1ª aula

07 de outubro – 2ª aula

Quartas-feiras

19h30

Rabeca Cultural

Online pelo aplicativo Zoom

R$ 60,00 as duas aulas

Inscrições e informações pelo whatsapp 19 997206186, com Kha Machado

(Carta Campinas com informações de divulgação)