Nos meses de setembro, outubro e novembro de 2020, sempre no último fim de semana do mês, o público poderá assistir ao espetáculo online “Uma cena de amor para Francis Bacon”, do Manás Laboratório de Dramaturgia.

(Foto: Padu Cecconello/Divulgação)

Primeiro trabalho do grupo, que surgiu no CPTzinho de Antunes Filho, o espetáculo fala sobre uma artista plástica que coloca em xeque o valor dos acontecimentos, buscando transformar sua própria vida em obra de arte.

Nesta espécie de tragédia do mundo mercadológico, misturam-se as barreiras entre memória, realidade e imaginação. A impossibilidade de diálogo entre homem e mulher, dadas as suas lógicas contraditórias, causam consequências irreversíveis. Esta peça é dedicada a todas as mulheres artistas do mundo.

O texto é de Fernanda Zancopé, que divide a direção com Dante Passarelli. Fazem parte do elenco Leonardo Silva, Luiza Válio, Fernanda Zancopé, Pedro Ribeiro e Dante Passarelli.

Fernanda Zancopé começou a escrita de “Uma Cena de Amor Para Francis Bacon” ainda em 2019 e a montagem da peça está em processo de ensaio desde o início deste ano. Estes ocorriam em parceria com a Oficina Cultural Oswald de Andrade até março, quando foram interrompidos devido à crise da Covid-19. Neste período de quarentena, a equipe optou por manter os ensaios virtualmente. Depois de uma temporada de sete semanas entre junho e agosto, a peça volta para apresentações mensais, apenas por um fim de semana por mês, até novembro de 2020.

O “Manás Laboratório de Dramaturgia” é um grupo de estudos teatrais cuja semente surgiu nos intervalos das aulas com Silvia Gomez, no CPTzinho de Antunes Filho. Depois de formados no CPT, o desejo de criar dramaturgia contemporânea uniu os colegas de turma Fernanda Zancopé e Dante Passarelli durante meses de pesquisa e exercícios no ano de 2019.  O primeiro texto saído do Laboratório é “Uma Cena de Amor para Francis Bacon”, que agora vem ao público. O Manás possui também a série de intervenções urbanas e virtuais “O Amor das Baratas”, que geram ações dramatúrgicas lançadas todas as quintas-feiras. (veja pela #oamordasbaratas nas redes sociais).

Sinopse: 

Dramaturgia original em que uma artista plástica coloca em xeque o valor dos acontecimentos de forma a transformar sua própria vida em obra de arte. Nesta espécie de tragédia do mundo mercantil, misturam-se as barreiras entre memória, realidade e imaginação. Aqui, a impossibilidade de diálogo entre homem e mulher, dadas as suas lógicas contraditórias, causam consequências irreversíveis. Esta peça é dedicada a todas as mulheres artistas do mundo.

Ficha técnica:

Autoria: Fernanda Zancopé

Direção: Dante Passarelli e Fernanda Zancopé 

Figurino: Padu Cecconello

Preparação Corporal e direção de movimento: Bia Miranda

Elenco:  Leonardo Silva, Luiza Válio, Fernanda Zancopé, Pedro Ribeiro e Dante Passarelli  

Realização: Manás Lab. Dramaturgia

Ingressos na bilheteria virtual do espetáculo

*As vendas abrem no dia 01º de cada mês

Uma Cena de Amor para Francis Bacon

Quando: sessões nos dias 26 e 27 de setembro, 31 de outubro e 1º de novembro e 28 e 29 de novembro | Sábados, às 20h; domingos, às 16h
Quanto: a partir de R$ 10
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

(Carta Campinas com informações de divulgação)