O Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta na sua página do Google Arts & Culture uma prévia virtual da instalação roçabarroca (2018/2020), do artista mineiro Thiago Honório, e parte do Projeto Parede – espaço entre o saguão de entrada do MAM e a Sala Milú Villela. A prévia online integra a programação especial de aniversário de 72 anos do MAM São Paulo e é uma das diversas iniciativas online do Museu que, desde o início da pandemia promove tours virtuais, lives, quizzes, conteúdos inéditos e cursos online em seus canais digitais.

Thiago Honório, roçabarroca (2018/2020)

Nesta narrativa online, as referências e os bastidores da obra são revelados com algumas imagens inéditas do processo de montagem, desenhos de estudos do artista e fotomontagem que inspirou o trabalho. A prévia é um convite ao imaginário do público, um preâmbulo da experiência de roçabarroca, que poderá ser visitada presencialmente quando o museu reabrir em breve.

Em roçabarroca, o artista veste as paredes do corredor do prédio reformado por Lina Bo Bardi com taipa de mão e pau a pique, entrelaçando ripas e toras de madeiras com galhos recolhidos no Parque Ibirapuera e vigas de bambu amarrados por sisal ou cipó, deixando as paredes em “carne viva”. O título da obra é inspirado no livro Roça barroca, da poeta Josely Vianna Baptista, que traduz o mito poético da criação do mundo da tribo indígena Mbyá-Guarani do Guairá a partir de cantos sagrados. Ao unir as duas palavras, a grafia explicita elementos presentes na instalação, como roça, oca, barro e barroca.

Com a obra, o artista homenageia duas figuras importantes em sua trajetória: Maria Boaventura de Souza, sua avó materna, que viveu em uma casa de pau a pique no interior de Minas Gerais; e Maria de Fátima Boaventura de Souza Andrade, sua falecida tia, que em 1978 registrou a casa em fotografias. Esses mesmos registros levaram Honório a criar, agora, uma fotomontagem, que foi a maior referência para a construção da obra.

“Há uma inversão em tal vestimenta das paredes internas do corredor – que foi tomado como uma espécie de garganta e que se inicia no Auditório Lina Bo Bardi e dá acesso ao bebedouro, ao restaurante e à sala principal de exposições do Museu -, ao se trazer para a epiderme as entranhas, aquilo que presumivelmente não seria revelado e submetido ao reboco, acabamento e pintura”, explica o artista.

Desde o início da pandemia, o MAM intensificou sua presença digital por meio de uma programação diversa e destinada ao público de todas as idades. O #MAMonline traz ações artísticas, culturais e educativas que convidam a refletir, pesquisar e inspirar. Ainda que a experiência presencial seja insubstituível, o online se fortalece como um importante complemento.

Prévia online de roçabarroca, instalação de Thiago Honório
Página Museu de Arte Moderna de São Paulo no Google Arts & Culture
http://artsandculture.google.com/partner/museu-de-arte-moderna-de-sao-paulo

(Carta Campinas com informações de divulgação)