Há mais de quatro meses, a série Teatro #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, traz a transmissão de diferentes trabalhos cênicos diretamente da casa dos artistas, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, às 21h30. Na próxima semana, a série apresenta ao público os espetáculos “TRIPAS in Box”, com Ricardo Kosovski, “Memórias da Rabeca”, com Alício Amaral, “Hamlet Cancelado”, com Vinícius Piedade e “Vincent Willem van Gogh”, com Alexandre Ferreira. Os espetáculos podem ser vistos no Canal do YouTube do Sesc São Paulo ou no Instagram Sesc ao Vivo.

Ricardo Kosovski (Foto: Lourenço Monte-Mór)

Abrindo a semana, na segunda-feira (28/9), Ricardo Kosovski apresenta “TRIPAS in Box”. No solo, um pai entre várias fronteiras – dois países, a vida e a morte, o real e o virtual – utiliza as palavras do filho para sensibilizar observadores internacionais em seu apelo de liberdade. TRIPAS in Box é uma adaptação para o Teatro #EmCasaComSesc do solo Tripas, de autoria de seu filho, o dramaturgo Pedro Kosovski, e foi criado a partir de uma experiência real: uma grave crise de diverticulite que deixou Ricardo entre a vida e a morte e o levou a querer romper com o silêncio do quarto de hospital. Classificação: 16 anos.

Alício Amaral (Foto: Daniel Cunha)

Com atuação de Alício Amaral, da Cia. Mundu Rodá, o solo intimista “Memórias da Rabeca” será exibido na quarta-feira (30/9). O espetáculo, adaptado especialmente para o Teatro #EmCasaComSesc, é um convite para o encontro com a multiplicidade desse universo musical. Na peça, a rabeca torna-se a voz, os pés e as mãos do ator que a toca. O ator Alício Amaral, da Cia Mundu Rodá, por sua vez, torna-se a vibração de suas cordas e sua música. Uma obra de resistência poética por meio da palavra, do som e do corpo. A obra tem dramaturgia da Cia. Mundu Rodá e direção de Juliana Pardo. Classificação: 12 anos.

Vinicius Piedade (Foto: Tati Wexler)

Na sexta-feira (2/10), o ator Vinícius Piedade apresenta “Hamlet Cancelado”. O espetáculo, livremente inspirado na obra de William Shakespeare (1564-1616), conta a história de um figurante de uma montagem de Hamlet que, inconformado com o cancelamento da peça em que sonhava participar, decide construir por conta própria sua adaptação da tragédia shakesperiana. Para isso, o personagem utiliza fragmentos dos textos originais, trechos da proposta do encenador, pedaços dos cenários que estavam sendo construídos e retalhos dos figurinos que estavam sendo produzidos. Age na esperança de poder levar ao público uma adaptação dessa ousada concepção de direção, oferecendo sua pequena versão da maior obra teatral já escrita. A peça tem direção do próprio ator, em texto escrito em conjunto com Flávio Tonetti. Classificação: 12 anos.

Alexandre Ferreira (Foto: Camila Bianchi)

O domingo (4/10) traz o solo “Vincent Willem van Gogh”, de Alexandre Ferreira. O ator interpreta o famoso pintor Vincent Van Gogh (1853-90) que, após acordar de um terrível pesadelo, sozinho em seu quarto-ateliê, reflete sobre sua vida e obra, compartilhando pensamentos e emoções em cartas enviadas ao seu irmão Theo Van Gogh (1857-91). Após dez anos de pesquisas e experiências relacionadas à vida e obra de Van Gogh, o ator propõe um mergulho no homem por trás do gênio, suas complexidades e fragilidades, o contraste entre a loucura e a sanidade. Uma reflexão sobre o significado da arte e a solidão do artista. Classificação: 14 anos.

Agenda de 28 setembro a 4 de outubro 21h30

28/9, segunda: Ricardo Kosovski em TRIPAS in Box

30/9, quarta: Alício Amaral em Memórias da Rabeca

2/10, sexta: Vinícius Piedade em Hamlet Cancelado

4/10, domingo: Alexandre Ferreira em Vincent Willem van Gogh

(Carta Campinas com informações de divulgação)