A série Teatro #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, traz a transmissão de diferentes trabalhos cênicos diretamente da casa dos artistas, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, às 21h30. Os espetáculos podem ser vistos no YouTube do Sesc São Paulo ou pelo Instagram Sesc Ao Vivo. No ar desde maio, a série apresenta ao público na próxima semana os espetáculos: “Pequenos e Grandes Gestos de Despedida”, de Georgiana Góes, “Colônia”, com Renato Livera, “Uma Frase Para Minha Mãe”, de Ana Kfouri e “Antunes Filho:﹩odoma \G/omorra”, com Luiz Päetow.

Georgiana Góes (Foto: Divulgação)

Abrindo a semana, na segunda-feira (14/9) Georgiana Góes apresenta “Pequenos e Grandes Gestos de Despedida”. Escrita pela atriz e com direção de Luiz André Alvim, a peça traz no enredo uma mulher após o término de um relacionamento amoroso. As vivências e experiências da própria Georgiana se misturam a outras referências, como a obra da artista performática sérvia Marina Abramovic, e resultam no solo em que ficção e realidade se misturam. Georgiana Góes é atriz formada em teoria teatral pela Unirio. Iniciou seus estudos n’O Tablado e trabalhou dez anos na Cia. Atores de Laura. Desde 2001 é integrante do Grupo Pedras, uma trupe de atores sem diretor fixo, na qual além de atriz atua como dramaturga, diretora e produtora. Classificação: 16 anos.

Com idealização e atuação de Renato Livera, “Colônia”, apresentada na quarta-feira (16/9), é resultado de um ano de processo de pesquisa junto ao diretor Viniciús Arneiro e o dramaturgo paulistano Gustavo Colombini. Pela primeira vez, o trabalho será apresentado na íntegra com transmissão ao vivo. No formato de peça-palestra, o espectador é convidado a acompanhar o desmembramento das acepções da palavra “colônia”presenciando um discurso nascido no espaço entre o conceito e a poesia. Dois fatos da história brasileira foram catalisadores da pesquisa: a herança colonial do Brasil e a história do Hospital Colônia de Barbacena (MG), hospício onde mais de 60 mil pessoas foram torturadas e mortas ao longo de décadas. Colônia foi eleita uma das três melhores peças do ano de 2018 na cidade de São Paulo pelo jornal Estado de S. Paulo, e indicada ao Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor dramaturgia. Classificação: 12 anos.

Renato Livera (Foto: Lina Sumizono)

Na sexta-feira (18/9), Ana Kfouri apresenta “Uma Frase Para Minha Mãe”, texto do francês Christian Prigent com direção da própria atriz. O solo coloca em cena a experiência do despertar para a língua e para a literatura por meio da mobilização de sensações afetivas e corporais ligadas à figura da mãe e da relação com a língua materna. É também um convite ao público para, em tempos de pandemia e isolamento, conectar-se à força da palavra. Ana Kfouri é diretora, atriz, doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora do Curso de Artes Cênicas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Atualmente, realiza pós-doutorado na UFRJ. Em 2017, a atriz inaugurou seu espaço, o Centro de Estudos Ana Kfouri – CEAK, dedicado à pesquisa artística. Além disso, integrou de 1992 a 2013 o corpo docente da Oficina de Atores da TV Globo. Classificação: 12 anos.

Ana Kfouri (Foto: Humberto Araujo)

O inédito “Antunes Filho : ﹩odoma \G/omorra”, concebido e dirigido por Luiz Päetow, será apresentado pela primeira vez no domingo (20/9). A montagem, que faria parte do 29º Festival de Curitiba em abril, cancelado em razão da pandemia, agora volta como uma ação do Festival em parceria com o #EmCasaComSesc. Transcendendo as molduras tradicionais do teatro, reinventado em um contexto ainda mais apocalíptico, o espetáculo é construído a partir das pesquisas cênicas do diretor Antunes Filho (1929-2019), que por 37 anos comandou o Centro de Pesquisa Teatral (CPT), fundado em 1982. Päetow cria, a partir da obra inacabada, uma montagem que explora os alicerces da gramática teatral e une reflexão e catarse, em sintonia com os tempos pandêmicos atuais. A encenação contará com as participações virtuais de Matheus Nachtergaele, Grace Passô, Christian Malheiros, Nena Inoue, Jé Oliveira, Gabriela Flores, entre outras. Classificação: 16 anos.

Luiz Päetow (Foto: Divulgação)

Agenda de 14 a 20 de setembro, 21h30

14/9, segunda: Georgiana Góes em “Pequenos e Grandes Gestos de Despedida”

16/9, quarta: Renato Livera em “Colônia”

18/9, sexta: Ana Kfouri em “Uma Frase Para Minha Mãe”

20/9, domingo: Luiz Päetow em “Antunes Filho : ﹩odoma \G/omorra”

(Carta Campinas com informações de divulgação)