Desde o final de agosto, o Sesc Parque Dom Pedro II, localizado no Brás, hospeda o CineSesc Drive-in. A proposta é oferecer ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas salas de cinema da cidade, apresentando um panorama diversificado da produção cinematográfica nacional e internacional.

As exibições acontecem aos sábados, domingos e feriados, às 18h30, com todos os protocolos necessários para garantir a segurança do público. Os ingressos podem ser adquiridos exclusivamente na página do Sesc Parque Dom Pedro II (http://www.sescsp.org.br/pqdompedro) e são liberados para venda sempre às terças-feiras, a partir das 17h, na semana da exibição do filme. Cada ingresso é válido para um veículo por sessão, com capacidade máxima de até quatro pessoas por veículo. Os valores dos ingressos vão de R﹩ 20 (Credencial Plena válida) a R﹩ 40 (inteira), por veículo.

No próximo final de semana (12 e 13/9) o CineSesc Drive-in vai exibir os longas “Visages, Villages” e “O Banheiro do Papa”. Indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2018, Visages, Villages, apresentado no sábado (12/9), é um filme feito em parceria entre a diretora Agnès Varda (1928-2019) e o fotógrafo e artista visual JR. Juntos, eles visitam vilas e pequenas cidades da França para conhecer comunidades, pessoas e criar retratos a partir de um olhar sensível e do encontro entre gerações. A classificação indicativa é de 10 anos.

“Visages, Villages”

Outro longa do final de semana é o uruguaio “O Banheiro do Papa”, de César Charlone e Enrique Fernández, exibido no domingo (13/9). Baseado em fatos reais, o filme retrata o impacto da visita, em 1988, do papa João Paulo II a uma cidade do Uruguai próxima à fronteira com o Brasil. No panorama de dificuldade de emprego e oportunidades, a vinda do Papa é vista pela população como uma oportunidade de abrandar a pobreza. O filme tem classificação indicativa de 14 anos.

“O Banheiro do Papa”

Muito populares na década de 1970, os modelos de drive-in são cinemas a céu aberto em que os espectadores assistem a um filme de dentro do carro. O Sesc São Paulo já realizou projetos de cinema drive-in em diversas unidades, e durante o período de enfrentamento à pandemia, eles se apresentam como uma forma segura de entretenimento fora de casa. O CineSesc Drive-in tem a capacidade máxima de 30 carros por sessão e, para a segurança dos espectadores, não são vendidos alimentos e bebidas no local. Para acesso aos banheiros, o público deve mandar uma mensagem para o whatsapp da unidade (número será divulgado no local) e será orientado a dirigir-se aos sanitários em ordem, mantendo sempre o distanciamento social. Todos os sanitários estão equipados com lavatórios, sabão e álcool gel 70%.

Como parte dos protocolos de saúde adotados para garantir a segurança de todos, antes do acesso será medida a temperatura de todos os passageiros. O uso de máscara é obrigatório, mesmo dentro do carro. Além disso, será mantida a distância mínima de dois metros entre os veículos. As janelas devem ficar abertas para circulação do ar, no entanto, não é recomendado projetar braços, cabeça ou qualquer parte do corpo para fora. A abertura das portas veiculares deve acontecer somente para uso do banheiro após solicitação prévia. O acesso ao áudio do filme será obtido por meio do rádio do próprio carro, sintonizado via FM, que será informado no telão. Em caso de veículos sem rádio, é possível conectar a rádio FM via celular com fone de ouvido.

CINESESC DRIVE-IN – PARQUE DOM PEDRO II

Ingressos à venda em www.sescsp.org.br/pqdompedro a partir de terça-feira da semana do filme, às 17h

Dia 7/9 Segunda (feriado) – 18h30

Visages, Villages

Dia 12/9 Sábado – 18h30

O Banheiro do Papa

Dia 13/9 Domingo – 18h30

Parque Dom Pedro II

Sábados, domingos e feriados, a partir de 29/08

18h30 (entrada dos veículos a partir de 1h antes da sessão)

Local: Sesc Parque Dom Pedro II

Praça São Vito, s/n – Brás

Os ingressos são liberados sempre às terças-feiras, a partir das 17h, na semana da exibição do filme)

*R﹩ 20 (Credencial Plena válida) e R﹩ 40 (inteira)

**Ingresso válido para um carro por sessão, com capacidade máxima de até quatro pessoas.

***Obrigatória a apresentação da Credencial Plena para conferência da validade e categoria do ingresso, pelo menos uma pessoa do veículo.

****Reserva especial de vaga para pessoas com deficiência.

*****Acesso à Unidade pela Praça São Vito, S/N – Brás, os portões estarão abertos uma hora antes do início da sessão, a partir das 17h30, até 15 min antes do início da sessão. Não será permitida a entrada após o início da sessão.

Sinopses dos filmes

VISAGES, VILLAGES
(Direção: Agnès Varda e JR, França, Duração: 94’, Classificação Indicativa: 10 anos)
Uma experiência fotográfica e cinematográfica de dois talentos mundialmente reconhecidos, em uma viagem pelo interior da França.

O BANHEIRO DO PAPA
(Direção: César Charlone e Enrique Fernández, Uruguai, Duração: 130’. Classificação Indicativa: 14 anos)

Em 1988, cidade de Melo, na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. O local está agitado, devido à visita em breve do Papa. Milhares de pessoas virão à cidade, o que anima a população local, que vê o evento como uma oportunidade para vender comida, bebida, bandeirinhas de papel, souvenires, medalhas comemorativas e os mais diversos badulaques. Beto (César Trancoso), um contrabandista, decide criar o Banheiro do Papa, onde as pessoas poderão se aliviar durante o evento. Mas para torná-lo realidade ele terá que realizar longas e arriscadas viagens até a fronteira, além de enfrentar sua esposa Carmen (Virginia Mendez) e o descontentamento de Silvia (Virginia Ruiz), sua filha, que sonha em ser radialista.

(Carta Campinas com informações de divulgação)