Há três meses no ar, a série Música #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, prossegue com novas apresentações nessa semana, sempre às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo.

Letieres Leite, Ldson Galter e Marcelo Galter (Foto: João Atala)

Segunda-feira é sempre dia de instrumental no Música #EmCasaComSesc. No dia 3/8, direto de Salvador, o músico, compositor e arranjador Letieres Leite, da consagrada Orkestra Rumpilezz, apresenta novos arranjos de composições autorais tocadas pelo Quinteto que leva o seu nome junto dos músicos parceiros de grupo, Ldson Galter (baixos acústico e elétrico) e Marcelo Galter (piano elétrico). Será um encontro minimalista com repertório pensado para ser tocado de maneira mais livre e aberta em um diálogo constante entre os músicos, com Letieres intercalando as flautas com o sax e onde as formas estruturais das músicas serão definidas no momento. O show segue o mesmo conceito musical característico das músicas da Orkestra Rumpilezz e que resultou no método UPB (Universo Percussivo Baiano), cujas estruturas rítmicas que fundamentam as músicas são oriundas da diáspora africana.

Terça-feira, 4/8, o #EmCasaComSesc traz o compositor, violonista e cantor mineiro Celso Adolfo em repertório autoral, construído ao longo de quase 40 anos de carreira. Seu primeiro disco, o LP Coração Brasileiro, foi produzido por Milton Nascimento, que gravou “Coração Brasileiro” no seu outro disco, Anima. Nesta trajetória, o músico natural de São Domingos do Prata, cidade do interior de Minas Gerais, viu suas composições serem gravadas ou arranjadas por importantes nomes da música popular brasileira, como Elba Ramalho e Cesar Camargo Mariano. Neste show solo voz e violão, Celso Adolfo fará uma mescla com músicas de seu primeiro trabalho até o seu CD mais recente, Remanso de Rio Largo, lançado em 2019, e inspirado nas histórias de Sagarana, primeiro livro de Guimarães Rosa.

Antonio Nóbrega (Foto: Silvia Machado)

Antonio Nóbrega chega com toda a sua irreverência e pluralidade artística na quarta-feira, 5/8, em show-recital que promete levar o público a uma deliciosa viagem por cores, humores, histórias e geografias da diversidade brasileira. Tudo por meio da “arte de brincante”, como o próprio artista gosta de dizer. Acompanhado dos também versáteis instrumentistas Edmilson Capelupi (violão 7 cordas) e Leo Rodrigues (percussão), o músico, dançarino, brincante, contador de causos, ator e intérprete apresenta canções do seu último CD, Rima, e de outros autores da música brasileira, como Gilberto Gil, Dominguinhos, Pixinguinha e Luiz Gonzaga.

Na quinta-feira, 6/8, é a vez da cantora e compositora Luiza Lian apresentar, com o produtor musical Charles Tixier, o seu “Azul Moderno – No quarto da solidão”. Um show concebido neste período de isolamento social cujo repertório tem como base seus álbuns autorais, “Oya Tempo e Azul Moderno”, e o visual e a plasticidade da turnê “Azul Moderno”, em ambiente minimal e intimista. Um convite ao espectador para acessar, através do “olho mágico”, um portal para um universo íntimo e transcendente da artista em seu quarto branco. Sob direção artística da própria cantora, que em parceria com Bianca Turner, também concebeu as projeções.

Abrindo o fim de semana, na sexta-feira, 7/8, tem o cantor e compositor paulistano Leandro Lehart que apresenta o seu mais recente álbum, Sincretismo. O repertório é uma viagem pela história dos batuques, definido pelo cantor como “imaginação da arte”. Com um toque de ancestralidade, o também percussionista Lehart apresenta músicas consagradas como “Sorriso Aberto”, que se eternizou na voz de Jovelina Pérola Negra, e alguns de seus sucessos, como “Temporal” e “Valeu Demais”, que não podem faltar em seus shows, além de canções carregadas de um significado afetivo para o cantor.

No sábado à noite, 8/8, o #EmCasaComSesc recebe um dos expoentes da nova geração da música popular brasileira produzida na Bahia. O cantor e compositor Russo Passapusso, acompanhado de seu parceiro musical Sekobass, apresenta canções do álbum “Paraíso da Miragem” na forma “crua”, relembrando ao público as matrizes de sua composição. Um show ao violão que visa resgatar um pouco da memória da canção brasileira. O disco produzido pelos músicos Curumim, Zé Nigro e Lucas Martins está completando seis anos de lançamento e marcou o início da carreira solo de Russo. Em tempos de isolamento social, o integrante da banda Baiana System se prepara para a sua segunda empreitada solo: o disco “Alto da Maravilha”, projeto com os músicos Antônio Carlos e Jocafi, seus mestres e referências no exercício da composição, que será lançado em 2021.

Com 45 anos de carreira, o mineiro Flávio Venturini se apresenta no domingo, dia 9/8. O cantor, compositor e pianista fará um passeio por sua discografia com a participação do amigo Renato Savassi (sax, flautas, bandolim e violão). Venturini iniciou sua trajetória musical no grupo O Terço, em 1975, passou pelo movimento Clube da Esquina, liderado por Milton Nascimento, que na ocasião gravou um dos seus maiores sucessos, “Nascente”, um clássico da música brasileira com mais de 30 gravações, inclusive no exterior. Mais tarde, fundou a banda 14 Bis, onde ficou por oito anos e gravou oito discos. Em 1989, passa a se dedicar a carreira solo, marcada pelas canções “Espanhola”, “Todo Azul do mar”, “Noites com sol” e “Linda Juventude”, apenas para citar essas entre tantas outras. No momento, Venturini prepara o seu novo disco.

Flavio Venturini (Foto: Anchell Fotografia)

Agenda 3 a 9 de agosto, 19h

3/8, segunda: Letieres Leite, Ldson Galter e Marcelo Galter

4/8, terça: Celso Adolfo

5/8, quarta: Antonio Nóbrega part. Edmilson Capelupi (violão) e Leo Rodrigues (percussão)

6/8, quinta: Luiza Lian com Charles Tixier

7/8, sexta: Leandro Lehart

8/8, sábado: Russo Passapusso part. Marcelo Seco

9/8, domingo: Flávio Venturini

(Carta Campinas com informações de divulgação)