O PSOL-Campinas definiu nesta sexta-feira, 7, a operária e dirigente sincial do setor químico Edilene Santana como pré-candidata a vice na chapa PT/PSOL de Campinas, junto ao médico e vereador Pedro Tourinho (PT), pré-candidato a prefeito.

Edilene e Pedro (foto divulgação e foto de vídeo)

Edilene Santana tem 41 anos, é mãe e avó. Começou a trabalhar com 9 anos na zona rural de Gandu, na Bahia, cidade em que nasceu. Em 1999, veio para Campinas em busca de uma vida com mais oportunidades.

Moradora do Jd. Satélite Íris, já foi garçonete, vendedora de loja, faxineira e hoje é operária em uma empresa do setor químico na região de Campinas. E conseguiu o diploma da faculdade de Serviço Social em 2015, depois de décadas de muito trabalho.

(foto div – psol)

Dirigente sindical desde 2010, e militante do PSOL desde então, Edilene é da executiva do Sindicato dos Químicos Unificados regional Campinas e faz parte da Executiva Nacional da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora. Fez parte da coordenação de campanha do PSOL para o cargo do executivo em 2012 e 2016. Organiza o coletivo de mulheres dos Químicos Unificados, participou ativamente na organização de atos políticos (8 de março, #elenão, entre outros) e atos sociais na cidade de Campinas (movimento das igrejas pela arrecadação e distribuição de alimentos nesse período de pandemia e da equipe Natal Sem Fome).

“O cargo oficial é vice, mas Edilene é mãe, avó, sindicalista e trabalhadora, será muito mais que isso se for eleita: será coprefeita ao lado de Pedro, vai ter papel decisivo no planejamento e ações de um governo que valoriza a vida. E pode ter certeza que vai lutar muito pelas mulheres de Campinas”, diz Marcela Moreira, presidente do PSOL-Campinas.