A empresa pública Embrapa lançou um sistema orgânico brasileiro para a produção de manga elaborado com base nos experimentos realizados em Lençóis, na Chapada Diamantina (BA), e também em estudos já existentes gerados por outras instituições e unidades da Embrapa.

(foto rodney rodrigues – ccl – ilustr)

A pesquisa, feita em parceria entre a Embrapa Mandioca e Fruticultura e a Empresa Bioenergia Orgânicos Ltda., vem avaliando, em cultivo de sistema orgânico, 23 variedades de mangueira (Amrapali, Ataulfo, Beta, Carlotão, Carlotinha, CPAC 165/93, Espada, Favo de Mel, Haden, Heidi, Imperial, Itiúba, Joa, Juazeiro 2, Mallika, Palmer, Papo de Peru 1, Roxa Embrapa 141, Santa Alexandrina, Surpresa, Tommy Atkins, Ubá e Van Dyke), todas sob o porta-enxerto da variedade Espada. 

 “As variedades Ubá e Palmer adaptaram-se bem à região, com produção de frutos de alta qualidade no sistema orgânico, e estão sendo recomendadas”, relatou o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Nelson Fonseca.

Segundo a pesquisa, a média de produtividade se mostrou pouco superior aos valores registrados no sistema convencional no estado da Bahia: 20 toneladas por hectare (t/ha), com previsão de chegar a 25 t/ha no próximo ciclo, contra 15,6 t/ha em média. Os pesquisadores ressaltam que a diferença poderia ser maior, caso tivesse sido utilizado um espaçamento mais adensado (mais plantas por hectare) nos experimentos. 

Para ser considerado orgânico, o produtor deve usar técnicas ambientalmente sustentáveis e não pode utilizar agrotóxicos nem adubos químicos solúveis, seguindo as instruções normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Em todo o mundo, de acordo com dados de 2018 da Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica (Ifoam), a área produzida de manga sob manejo orgânico é de 18.632 hectares, o que equivale a 0,43% da área cultivada de manga no mundo. Considerando esse percentual, a estimativa, segundo a pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) Ana Lúcia Borges, é que no Brasil sejam 282 hectares de manga em sistema orgânico e, no estado da Bahia, seja algo próximo a 104 hectares. 

O Projeto “Desenvolvimento de sistemas orgânicos de produção para fruteiras de clima tropical”, conduzido em parceria entre a Embrapa e a empresa Bioenergia Orgânicos desde 2011, já lançou sistemas orgânicos de produção para abacaxi e maracujá. (com informações divulgação)

Veja mais informações sobre a pequisa sobre as mangas.