O universo folclórico, das histórias, lendas e manifestações populares do Brasil será tema do próximo Sarau Viva Nordeste na live “Encantos folclóricos”, que terá como destaque uma das lendas mais conhecidas de Campinas, O Boi Falô. O evento online acontece neste sábado (15), a partir das 14h, nas redes sociais do projeto (YouTube e Facebook).

(Foto: Divulgação)

A famosa história do boi que falou nas terras do Barão Geraldo de Rezende, será tema de uma das histórias apresentadas durante o Sarau Viva Nordeste que, desde o mês de junho, tem reunido virtualmente músicos, cordelistas e contadores de histórias de Campinas e Região que têm a cultura nordestina como referência em seus trabalhos. ” É um grande encontro de culturas e saberes populares que se refletem em alegria e muito conhecimento sobre a cultura nordestina e seus representantes aqui na nossa cidade de Campinas”, destaca Janice Castro, produtora executiva do projeto.

O Sarau, que integra o Programa de Ação Cultural (ProAC), segue até o mês de setembro e vai ao ar a cada 15 dias. É apresentado ao vivo, pela cordelista, arte-educadora e jornalista Dani Almeida que apresenta shows de música, contação de histórias e teatro.

Durante a semana, o projeto ainda oferece oficinas culturais gratuitas e este mês já está aberta a inscrição para a oficina de contação de histórias populares do nordeste que será ministrada pela psicopedagoga Suzana Montauriol. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sarauvivanordeste.com.br .

Nesta quinta edição do Sarau Viva Nordeste se apresentam: Gilber Souto Maior (oficina-show de viola); grupo Cordel Cantante (poesia musicada), formado pelos poetas Cleusa Santo, Luciano Braga, Edimaria Dani Almeida e Tin Tin Alves; Cacá Lopes (MPB Regional); Camaleoa Teatro (oficina-show de percussão) e a cantora Andréia Preta (forró raíz). “Participamos do Sarau desde o início e não foi fácil nos adaptar a este novo formato virtual, mas no reinventamos e a cada edição vemos que estamos cada vez melhores. Nosso foco é no teatro, na música e no cordel e com muita criatividade estamos conseguindo levar um trabalho de qualidade para o público que tem correspondido de uma forma muito positiva”, avalia a cordelista e cantora Edimaria, integrante do grupo cordel Cantante.

Sarau Viva Nordeste Live: Encantos Folclóricos (YouTube e Facebook)
Quando: Sábado, 15 de agosto
Horário: 14h às 17h30
Atrações:
14 horas:  Gilber Souto Maior (aula-espetáculo de viola)
14h50:  Grupo Cordel Cantante (poesia musicada)
15h40:  Cacá Lopes (música popular regional)
16h20:  Camaleoa Teatro (oficina-show)
17 horas: Andreia Preta (forró raíz)
Link das Lives:
You Tube:
https://www.youtube.com/watch?v=c4Na8NLJGJY
Facebook: https://www.facebook.com/sarauvivanordeste/videos/574435903227849/

Próximas edições do Sarau após o dia 15: 28/08;12/09 e 25/09

A programação completa pode ser vista AQUI.

(Carta Campinas com informações de divulgação)