O curso online “Universos Cinematográficos”, realizado pela Rabeca Cultural, espaço localizado em Sousas, se volta nos próximos encontros para a obra de dois diretores, o austríaco Michael Haneke e o norte-americano Michael Mann, a ser ministrado pelo cineasta Hamilton Rosa Jr.

Cena de “A Fita Branca”

Michael Haneke nos dias 27 de agosto e 3 de setembro e Michael Mann nos dias 10 e 17 de setembro, sempre às quintas-feiras, às 10h30 ou às 20h.

Um Curso de Cinema com um duplo Michael

Michael Haneke representa o melhor do cinema que se faz na Europa hoje, rodou filmes como “A Fita Branca”, “Cachê”, “Amor”, “Happy End”, “A Professora de Piano” e “O Sétimo Continente”.

Michael Mann não só é o mais “classudo” dos diretores de filmes policiais da atualidade, pelo menos meia dúzia de seus filmes são decisivos na história do cinema norte-americano contemporâneo. “Fogo Contra Fogo”, “Colateral” “O Informante”, “Ali”, “Profissão Ladrão”, “Inimigos Públicos” e “Miami Vice” são títulos que deveriam ser colocados na lista por qualquer um que se intitula um genuíno cinéfilo.

“Pensei neles porque em meus estudos”, comenta Hamilton, “vejo o quanto os dois são incisivos no exame que propõem sobre os respectivos continentes em que vivem. Os filmes de Haneke tratam de uma Europa que, na superfície, parece maravilhosa, mas seus personagens não percebem que estão pisando em gelo fino, em um solo que a qualquer momento ameaça quebrar. Dez anos antes da atual ascensão da Extrema Direita no mundo, Haneke já indicava o perigo do retorno do fascismo em “A Fita Branca”. Ele está sempre cutucando a boa consciência europeia (Cachê é um filme exemplar neste espírito), apontando para as desigualdades sociais, para as questões de imigração e o latente choque cultural, um estopim sempre em ameaça de ser aceso”. 

Sobre o cinema de Michael Mann, Hamilton também demonstra profunda admiração. “Mann é fascinado pelos neons de uma América próspera, que ostenta uma beleza ilusória, como uma Las Vegas cheia de brilho e que vende sonhos, mas nos bastidores é dominada pela corrupção e pelo crime organizado. Seus heróis, se é que pode se chamar assim, são, muitas vezes, bandidos ou policiais infiltrados num esquema, homens solitários obcecados por fazer um trabalho bem feito (como em Fogo Contra Fogo), mas que, no fundo, sofrem, porque querem sair do jogo, a questão é como sair?”.

(Imagem: Divulgação)

De acordo com Hamilton, são dois construtores de mundo muito peculiares, e, ambos, são diretores que não trazem em seus filmes respostas prontas.

Curso Universos Cinematográficos

Michael Haneke: 27 de agosto e 3 de setembro

Michael Mann: 10 e 17 de setembro

Quintas-feiras

10h30 às 12h ou 20h às 21h30

Por Hamilton Rosa Jr.

Rabeca Cultural

Online (Zoom)

R$ 100,00 o bloco de 4 aulas

R$ 30,00 aula avulsa

Inscrições e informações pelo celular 19 997206186, com Kha Machado

(Carta Campinas com informações de divulgação)