O projeto “Corpos Em Quarentena”, realizado pelo Sesc Campinas, traz novas atrações nessa semana. Sempre às terças, quintas e sábados, às 20h, os lançamentos acontecem no canal youtube.com/sesccampinas.

Quem se apresenta essa semana é Eduardo Albergaria na terça (4/8); na quinta (6/8) é a vez de Hellen Audrey e, encerrando a semana, no sábado (8/8) temos Helena Figueira e Duba Becker, da Cia. Suno.

Eduardo Albergaria (Foto: Renata Pires)

A proposta foi convidar artistas da cidade (de Dança, Circo ou Teatro), para que registrassem, de suas casas e com seus próprios equipamentos, momentos inspirados no cenário sem precedentes que estão vivenciando enquanto criadores artísticos. Composto por 30 vídeos, que ficarão armazenados no canal do youtube, a proposta é lançar três episódios semanalmente. Na próxima semana temos Esio Magalhães (Barracão Teatro) na terça-feira (11/8); na quinta-feira (13/8) é Diane Ichimaru (Confraria da Dança) e encerrando esta primeira fase, teremos no sábado (15/8) Paula Preiss (Circo da Silva). Esclarecemos que o distanciamento social, condição de proteção contra a COVID-19, foi respeitado ao longo de todo o processo de criação. Os artistas utilizaram seus próprios equipamentos para captação e edição do conteúdo audiovisual.

Hellen Audrey (Foto: Guga Costa)

O atual cenário pandêmico trouxe impactos sem precedentes e no campo artístico, as artes cênicas foram algumas das linguagens mais impactadas. Em pouco tempo, encenadores do teatro, dança e circo foram obrigados a lidar com uma situação ímpar: não poderiam mais se apresentar diante das aglomerações de suas plateias. Os artistas da cena, que já encaravam uma situação desafiadora para sobreviver de seu ofício, tiveram que lidar com uma circunstância ainda mais complexa e jamais presenciada em suas gerações. Após o susto e reticência inicial, a classe artística vem se rearticulando e elaborando respostas para esse novo contexto, buscando novos meios e estratégias diante do cenário de insegurança e incerteza que se avizinhou.

É justamente com a lupa apontada para essa toada de reinvenções diante das adversidades que o Sesc Campinas criou o projeto Corpos em Quarentena. “Nele, artistas da cidade foram provocados a registrar, de suas casas e com seus próprios equipamentos, cenas curtas, performances, coreografias ou números inspirados pelo momento sem precedentes que estão vivenciando enquanto criadores artísticos”, revela Thiago Aoki, técnico de programação de Dança e Tecnologias e Artes do Sesc Campinas.

Um pequeno experimento no qual cada artista exprimirá suas sensações diante da nova conjuntura valendo-se de sua principal matéria prima: o próprio corpo. Em um segundo momento, os artistas foram convidados a compartilhar algumas reflexões que emergem dessa nova condição, revisitando suas trajetórias para relatar como os seus processos criativos e o próprio modo de produção artística foram afetados. “Os resultados dessas experimentações são 30 vídeos que ficarão armazenados nas redes sociais do Sesc Campinas a partir de terça-feira, dia 28 de julho. O projeto lançará três episódios por semana, sempre às terças, quintas e sábados, às 20h, construindo, aos poucos, um pequeno mosaico virtual composto pelas performances, memórias e reflexões dos artistas das artes cênicas de Campinas sobre esse período tão peculiar de nossa história”, declara Gabriella Rancan, técnica da programação de Circo e Teatro do Sesc Campinas. 

Duba Becker e Helena Figueira (Cia. Suno) (Foto: Lucas Gouveia)

Projeto Corpos Em Quarentena

Local: youtube.com/sesccampinas

Programação: de 28.7 até 15.8.

Dia 4/8 (terça-feira) – Eduardo Albergaria;

Dia 6/8 (quinta-feira) – Hellen Audrey;

Dia 8/8 (sábado) – Helena Figueira e Duba Becker (Cia. Suno);

Dia 11/8 (terça-feira) – Esio Magalhães (Barracão Teatro);

Dia 13/8 (quinta-feira) – Diane Ichimaru (Confraria da Dança);

Dia 15/8 (sábado) – Paula Preiss (Circo da Silva);

(Carta Campinas com informações de divulgação)