Há mais de três meses no ar e com mais de 300 mil visualizações, a série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, disponibiliza gratuitamente ao público filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Essa semana, a plataforma exibe, além de longas-metragens da série, uma seleção especial do Kinoforum – Festival Internacional Curtas-Metragens de São Paulo, com destaque para filmes de cineastas estreantes e uma amostra do melhor da programação infantil do festival. Os filmes ficam disponíveis de 20 a 26 de agosto.

Homem de Alumínio

Serão 38 curtas de países como Polônia, Israel, França, Nova Zelândia, Peru, Suíça, EUA, Irã e Brasil (confira programação completa). Entre os brasileiros, estão Barbie & Bob, de Raissa Gregori, Fermento, de Carlos Eduardo Ceccon, Lírio Vermelho, de Larissa Andrade, Shunkan, de Ricardo Albuquerque e Verônica, de Talita Caselato. Também fazem parte da programação uma seleção de filmes infantis, entre eles o australiano Corredores do Deserto, o nacional Difícil É Não Brincar e os espanhóis Gelo na Água e Meu Avô Conhece o King Kong.

46º Festival Sesc Melhores Filmes

Antes das estreias da semana, na quarta-feira, 19, será realizada a live de premiação do 46º Festival Sesc Melhores Filmes, com a cerimônia de premiação dos filmes mais votados do último ano. Em transmissão ao vivo, a partir das 19h30 no canal do CineSesc no YouTube (youtube.com/cinesesc), o evento, que visa homenagear o cinema nacional e mundial, os profissionais do audiovisual e o público, terá apresentação da atriz Karine Teles. A live será aberta ao público e gratuita, sem necessidade de cadastro.

Após a cerimônia, e abrindo a 46ª edição do Sesc Melhores Filmes, o público poderá assistir gratuitamente à primeira exibição, única e exclusiva, do filme Meu Nome é Bagdá, de Caru Alves de Souza, agraciado pelo júri na mostra Generation, dedicada a obras que retratam a juventude, do Festival de Cinema de Berlim.

31º CURTA KINOFORUM

Um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo, o 31º Curta Kinoforum apresenta este ano uma programação com um total de 212 filmes, representando 46 países de cinco continentes. Criado e dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, o evento acontece entre os dias 20 a 30 de agosto, com programação totalmente gratuita.

Na programação, estão projetos desenvolvidos durante o confinamento social decorrente da pandemia de Covid-19. Também estão agendados encontros, debates, masterclass, atividades de formação, um seminário internacional e happy hours. Os filmes, as lives e demais atividades virtuais são acessíveis através do endereço kinoforum.org.br ou pelos aplicativos innsaei.tv para celulares, tablets e smart TVs disponíveis nas lojas do Google Play ou Apple Store (para televisores, utilizar Airplay e Chromecast). No dia 20/08, quinta-feira, às 20h, acontece a cerimônia de abertura, de forma virtual, com exibição de títulos de destaque do festival.

31º CURTA KINOFORUM – PROGRAMAÇÃO SESC DIGITAL

ESTREIAS 20 DE AGOSTO

A PEQUENA ALMA

(Dir. Barbara Rupik, Polônia, 9min, cor, 2019, 10 anos)

A Pequena Alma

Um corpo ficou retido na margem do rio. Suas entranhas em decomposição ainda escondem uma alma humana – uma miniatura do falecido. Órgãos podres se separam e uma pequena criatura sai de dentro.

AS CALÇAS DE PUSHKIN

(Dir. Lev Brodinsky, Israel, 8min, cor, 2019, 12 anos)

Na década de 1990, Israel estabeleceu locais para imigrantes russos e etíopes. Abraham, um imigrante de 9 anos da Etiópia, aprende russo sozinho para sobreviver às condições difíceis e cria um vínculo único com Marina, sua vizinha que emigrou da Rússia.

BALEIAS NÃO NADAM

(Dir. Matthieu Ruyssen, França, 22min, cor, 2020, 12 anos)

Yves é vítima constante de humilhação por parte de seus colegas de escola. Seu único refúgio é o nado sincronizado, que ele pratica à noite em segredo. Quando Charlotte, colega e integrante da equipe, descobre, ele não pode mais se esconder.

BARBIE & BOB

(Dir. Raissa Gregori, Brasil, 23min, cor/pb, 2020, 16 anos)

Um jovem casal apaixonado passa a noite num quarto de motel do Distrito Federal. Em meio a drogas, bebidas, dinheiro e caprichos, simulam um casamento, deflagrando com a relação o patriarcalismo e a violência da elite política brasileira.

BUCK

(Dir. Anne Cissé, França, 17min, cor, 2019, 12 anos)

Um jovem dançarino de krump muito dedicado e com pais super possessivos está apaixonado pela irmã de seu grande amigo, chefe da equipe a que ele pertence. Ele terá de escolher entre o amor, sua família e seus princípios.

CAMPO DE MARTE

(Dir. Rokhaya Marieme Balde, Suíça, 14min, cor, 2019, 12 anos)

Uma jovem cineasta filma um thriller em um lar de idoso com os próprios moradores.

DANIEL

(Claire van Beek, Nova Zelândia, 19min, cor, 2019, 14 anos)

Joan, uma jovem noviça em um convento isolado, é confrontada com o repentino desejo de explorar seu eu sexual após encontrar um lagarto de língua azul.

DIÁRIO DO VALE LUMINOSO

(Dir. Michael Rubin, Estados Unidos, 9min, cor, 2019, Livre)

O filme acompanha Mr. Tom Gomm, diretor financeiro da Região Nordeste do Clear Valley Foods, enquanto ele tenta lidar com as consequências da crise financeira.

DIFERENTE

(Dir. Lucie Amherdt, França, 2min, cor, 2019, 16 anos)

Théo não suporta mais a escola, ele se sente muito diferente. Mesmo assim, ele precisa voltar.

ESTAÇÕES INSTÁVEIS

(Dir. Florian Goralsky, França, 14min, cor, 2019, 12 anos)

Certa manhã de outono, um grupo de adolescentes caminha pela mata até um campo de futebol. No grupo de garotos, todos conquistam seu espaço competindo. Nesse clima, Martin está em outra. Pauline, seu primeiro amor, anuncia o fim da história deles.

FERMENTO

(Dir. Carlos Eduardo Ceccon, Brasil, 11min, cor, 2020, 12 anos)

1999, sul do Brasil. Restando poucos minutos para o início de uma partida de futebol, duas crianças partem em uma jornada repleta de adversidades para conseguirem acompanhar o jogo.

FIM DE SEMANA

(Dir. Ario Motevaghe, Irã, 7min, cor, 2019, 14 anos)

A família de Moniri e Kheradmand está no parque para um piquenique. Depois de terminar a refeição, é revelado que eles estão aqui para outra coisa.

HH

(Dir. Julián Setton, Argentina, 19 min, cor/pb, 2019, 10 anos)

HH

Em 1977, o governo militar sequestrou Juan Herman em Bariloche. Em 1985, Carlos Echeverría filmou “Juan Como Se Nada Tivesse Acontecido”, um filme que investigava o desaparecimento. Horacio – irmão de Juan – trabalhou no filme, mas seu testemunho não foi incluído. Trinta anos depois, viajei para encontrá-lo.

HOMEM DE ALUMÍNIO

(Dir. Krista Werner, Austrália, 8min, cor, 2019, Livre)

Um alien de um planeta distante chega a Northern Rivers, Austrália, onde encontra alguns locais.

LA MAMITA

(Dir. Laura Donoso, Chile, 14min, cor, 2019, 16 anos)

Karina é motorista de caminhão na estrada norte. Por problemas de motor, ela para no restaurante “La Mamita”. A descoberta acidental de uma mão humana no lixo faz Karina acreditar que as histórias da proprietária são uma premonição.

LIGUE DEPOIS DA MEIA-NOITE

(Dir. Sabrina Tenfiche, França, 19min, cor, 2019, Livre)

Ligue depois da meia-noite

Barão Potowski, um vampiro de boa cepa, expropriado de seu ataúde no cemitério de Montparnasse, é forçado a ir morar em um conjunto habitacional, em meio aos vivos. Este vizinho estranho, que tem dificuldade em ser aceito, afunda na solidão até conhecer a jovem Sarah.

LÍRIO VERMELHO

(Dir. Larissa Andrade, Brasil (SP), 11min, cor, 2020, 12 anos)

Lírio Vermelho

Um casal trans resolve ter um bebê. O filme aborda as questões e desafios dessa decisão.

MÃTÃNÃG, A ENCANTADA

(Dir. Shawara Maxakali, Charles Bicalho, Brasil, 14min, cor, 2019, 14 anos)

A índia Mãtãnãg segue o espírito de seu marido, morto picado por uma cobra, até a aldeia dos mortos. Juntos eles superam os obstáculos que separam o mundo terreno do mundo espiritual. Falado em língua Maxakali e legendado, o filme se baseia em uma história tradicional do povo Maxakali.

MENSCH MACHINE OU REUNINDO AS PEÇAS

(Dir, Adina Camhy, Áustria, 7min, cor/pb, 2019, Livre)

Em vez do sintetizador que ela deseja, a narradora ganha um processador de alimentos como presente. Confusa, ela tenta descobrir os possíveis motivos. A confusão coloca algumas questões sobre identidade e gênero.

MEU CORPO ENTREGUE PARA VOCÊS

(Dir. Anna-Claria Ostasenko Bogdanoff, França, 13min, cor, 2019, Livre)

Meu corpo entregue para vocês

Um entregador, empoleirado em uma roda elétrica, atravessa uma cidade, depois um campo repleto de detritos, lixo e plantas doentes. Ainda na corda bamba, ele procura seu caminho em uma paisagem de fim de mundo.

MOTHER’S

(Dir. Hippolyte Leibovici, Bélgica, 22min, cor, 2019, 14 anos)

O retrato de uma família de drags de Bruxelas que abrange quatro gerações durante uma noite nos bastidores. À medida que camadas de maquiagem e álcool destroem a masculinidade e as feminilizam, seus corações começam a se abrir.

O BEIJO

(Dir. Alexa Centurión, Peru, 11min, cor, 2019, 12 anos)

Ano de 2002. Ale tem 15 anos e nunca beijou ninguém. Sua amiga Natalia a convence a conhecer Victor, um colega que concorda em ser o primeiro a beijá-la. A pressão para cumprir os padrões estabelecidos a levará a uma jornada em que seus medos se materializam e a confrontam.

O CLUBE

(Dir. Emiliano Martinez, Argentina, 15min, cor, 2019, 12 anos)

Mateo mora em um clube esportivo com seu pai Daniel, que é o vigia. Depois que sua mãe morreu, a relação com o lugar e com tudo ao redor dele não é mais a mesma. Algo acontece quando Sofia chega.

SHUNKAN

(Dir. Ricardo Albuquerque, Brasil, 9min, cor, 2020, 14 anos)

Temos pessoas que sabem quem são, pessoas não sabem quem são e pessoas que sabem quem são, mas não sabem quem não são.

TRYPHON & PHARAÏLDE

(Dir. Casimir Verstraete, Edgar Verstraete, França, 18min, cor, 2019, 14 anos)

Tryphon & Pharaïlde

Entre Tryphon e Pharaïlde as coisas não são fáceis. Durante um passeio pela floresta para observar um veado, um evento inesperado mudará tudo.

VAI MELHORAR

(Dir. Pedro Fiuza, Brasil, 17min, cor, 2020, 14 anos)

É a última semana antes do primeiro turno e Luísa, apresentadora de uma campanha política, descobre um escândalo que pode comprometer a eleição. Agora ela precisa decidir não só o seu destino, mas o de uma cidade inteira.

VERONICA

(Dir. Talita Caselato, Brasil, 15min, cor, 2020, 12 anos)

Veronica

Veronica Oliveira – Faxina Boa é uma singular profissional de limpeza da cidade de São Paulo. Através de uma deriva pela Vila Buarque, bairro onde nasceu e retornou a trabalho, ela nos conta um pouco de sua trajetória.

VIRAGO

(Dir. Kerli Kirch Schneider, Estônia, 15min, cor, 2019, 12 anos)

Na aldeia de Virago, nenhum homem viveu o suficiente para ver seu quadragésimo aniversário. Tõnu está prestes a completar 40 anos.

W

(Dir. Stelios Koupetoris, Grécia, 6min, cor, 2019, Livre)

O professor está pronto para começar sua rotina diária na escola em que trabalha, em um dos dias mais difíceis de ensinar.

KINOFORUM – PROGRAMAÇÃO INFANTIL

CORREDORES DO DESERTO

(Dir. Aleksandar Vuksanovic, Austrália, 7min, cor, 2020, Livre)

Um grupo misturado de personagens compete em uma corrida anual pelo deserto.

DIFÍCIL É NÃO BRINCAR

(Dir. Papoula Bicalho, Brasil, 25min, cor/pb, 2020, Livre)

Este filme registra as brincadeiras que fazem parte do cotidiano de alunos e alunas de três escolas municipais localizadas nos distritos mineradores de Lobo Leite, em Congonhas, e Miguel Burnier e Motta, em Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Em meio à poeira, barragens, caminhões transportando minério, as crianças brincam e lidam com as questões da própria infância.

GELO NA ÁGUA

(Dir. Mathieu Barbe, Damien Desvignes, Victor Hayé, França, 7min, cor, 2019, Livre)

Gelo na Água

Separado de seu glaciar, um pequeno iceberg flutua ao sabor das correntes. Ele descobre com medo e surpresa um mundo tão majestoso quanto atormentado.

MEU AVÔ CONHECE O KING KONG

(Dir. Miguel Sáez Plaza, Espanha, 7min, cor, 2019, Livre)

Um avô incrédulo e uma neta animada vão ao cinema para ver o filme do King Kong. O filme é da época em que o King Kong estava na cidade do avô.

NOITE NA ÓPERA

(Dir. Lanyibo Dong, Wenpai Song, Oriane Thibault, Audrey Von Hatten, Christine Zheng, França, 4min, cor, 2019, Livre)

Homard é o mordomo de Diva, famosa e adulada cantora de ópera. Como sempre, antes da apresentação vem a hora de ele trazer o doce favorito de Diva. Mas dessa vez um incidente pode atrapalhar o profissionalismo dessa dedicada lagosta.

O MUNDO DE DALIA

(Dir. Javier Navarro Aviles, França, 3min, cor, 2020, Livre)

A pequena Dalia descobre a estufa tropical com seu pai, e de repente um beija-flor chama sua atenção. Ela o segue para tirar fotos e então percebe que perdeu o pai de vista. Com medo, ela vai procurá-lo.

OS HERÓIS QUE FICAM EM CASA

(Dir. Todor Nikolov, Bulgária, 5min, cor, 2020, Livre)

A pandemia do Covid-19 colocou muitos cineastas em isolamento ou lockdown. Esta é a história de uma família de quatro pessoas, vivendo sua aventura em um ambiente fechado, todos os dias. Foi escrito, filmado, editado e dublado por uma pessoa, em um local (casa) em 48h.

REHAK

(Dir. Pierre B, Reino Unido, França, 7min, cor, 2020, Livre)

Uma jovem saindo da infância descobre o mundo mágico de Rehak, que é apenas um desenho na parede de seu quarto.

TRINCHEIRA

(Dir. Paulo Silver, Brasil, 15min, cor, 2019, Livre)

Num aterro sanitário, um garoto observa o imponente muro de um condomínio de luxo. Gabriel usa de sua imaginação para construir seu mundo fantástico.

CineSesc

Um dos cinemas de rua mais queridos da cidade, o CineSesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, na cidade de São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo.

Além de integrar o corpo de curadores em mostras especiais, o CineSesc também recebe festivais importantes do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema na cidade de São Paulo.

Desde o início de junho, o CineSesc realiza a série Cinema #EmCasaComSesc em sua plataforma com estreias semanais e acesso gratuito.

Os filmes ficam disponíveis por um período determinado, com alterações e novas estreias semanais a cada quinta-feira (considerando a semana de cinema de quinta à quarta-feira). Há ainda possibilidade de prorrogação da exibição, conforme a demanda do público, além de sessões especiais por períodos menores (como 24h, por exemplo). A curadoria do Cinema #EmCasaComSesc conta com a experiência do CineSesc, que segue fechado desde o mês de março, por conta da crise causada pelo novo coronavírus.

(Carta Campinas com informações de divulgação)