.Por Marcelo Dias Andrade.

Está envolvido e ansioso para compra de um imóvel? É a sua primeira aquisição imobiliária? Já se sente perdido diante das inúmeras opções disponíveis no mercado? Não sabe por onde começar e o que fazer para desenvolver um negócio seguro? Nós estamos atentos ao mercado de imóveis em Campinas e podemos te ajudar com cinco regrinhas básicas para entender e se aventurar nesse processo.

Pesquise as opções:

(foto mambob86 – pl – ilustr)

Para quem está pensando em adquirir um imóvel, mas ainda não sabe em que investir, vamos ao primeiro passo: pesquise bem as opções do mercado. Veja o que precisa para atender as suas expectativas e necessidades, quais os modelos disponíveis, em que região pretende se estabelecer, qual melhor se adequa ao seu bolso e as suas condições, quanto pretender gastar. Enfim, conhecer o mercado e sua dinâmica de funcionamento é essencial para uma compra satisfatória e contribuirá de forma significativa para a tomada de decisão. A informação é caminho do conhecimento e uma compra desse porte precisa estar amparada pela melhor escolha. Verifique se o mercado de está aquecido e propício para investimentos e seja estratégico em suas atitudes.

Ampare-se em bons profissionais

Se você é leigo no assunto e não tem suporte para este tipo de investimento, não se acanhe em solicitar auxilio de quem entende do assunto. Hoje em dia as opções são inúmeras e as chances de acertar sob a ótica daqueles que vivem esse universo é infinitamente maior. São imobiliárias, consultores, corretores, avaliadores, construtoras e incorporadoras capazes de oferecer um auxílio especializado e diversificado na busca do melhor apartamento. Desde o levantamento das suas aspirações e expectativas até o fechamento e assinatura do contrato, eles estão por dentro de todas as questões e trâmites legais que envolvem todo o processo de compra. A possibilidade de um atendimento mais individualizado e personalizado refletem na segurança e tranquilidade de investir em algo de qualidade e mais próximo possível da sua satisfação. A experiência e o conhecimento desses profissionais faz a diferença na hora de vistoriar um bom apartamento ou entender as condições que definem o preço do metro quadrado praticado numa determinada região.

Rigidez nas visitas

Para quem já visitou um apartamento à venda em Campinas e percebeu as diferenças do que está anunciado e do que realmente se apresenta diante dos olhos, sabe a importância dessas observações pessoais. A imagem construída nas ofertas publicitárias nem sempre refletem a realidade do espaço e ter um olhar crítico sobre isso torna-se um diferencial na sua compra haja vista a infinidade de decepções e problemas que podem ser evitados. Uma vez escolhido um imóvel do seu gosto, é hora de fazer uma visita. Essa vistoria deve ser bem criteriosa e objetiva a fim de entender a real condição do espaço. Atenção a estrutura interna e externa do imóvel, a pintura, as imperfeições das paredes, posição do sol, janelas, parte hidráulica e elétrica, pisos soltos, rachaduras e fios soltos, sistema de eletricidade, defeitos na mobília, dentre outras. É hora de verificar os defeitos e reparos necessários e planejar as reformas que você precisará empreender. Aproveite essa oportunidade para negociar um desconto acerca dessas imperfeições e do investimento que terá que dispender a fim de preparar o imóvel para a mudança.

Investigue a saúde do imóvel e do prédio.

É sua obrigação pesquisar o imóvel que está comprando sem incorrer em desculpas e arrependimentos futuros de que foi enganado. Leia com atenção toda a documentação do imóvel, verifique sua saúde financeira e jurídica, se não representa nenhuma dívida judicial como penhora ou patrimônio indevido, se não tem nenhuma dívida ativa, se está realmente quitado e pode ser vendido pela pessoa que se apresenta como proprietário, se as taxas condominiais e os tributos municipais estão em dia, se não é objeto de nenhuma ação judicial. Fique atento às condições gerais do imóvel principalmente se for usado, pois as documentações como escrituras e certidões diversas precisam estar todas em dia. Entender a situação do prédio também é importante, pois este pode ser objeto de muita dor de cabeça depois, afinal de contas, os proprietários das unidades formam o condomínio e arcam com as dividas do mesmo. Pesquise as oscilações dos valores das taxas de condomínio, converse com os vizinhos sobre a situação do prédio e da vizinhança, veja se não existe nenhuma ação judicial imputada ao prédio, pesquise a idade do mesmo bem como as possíveis reformas necessárias e quais estão encaminhadas a curto e médio prazo. Vamos evitar decepções futuras, pois além da dor da cabeça de determinadas obras, há os gastos que incorrem dessas iniciativas.

E agora, como pagar?

Observadas todas as condições anteriores e decidido a bater o martelo, você precisa revisar seu planejamento financeiro. Como será feito o pagamento do imóvel? Para quem tem apartamentos ou casas à venda em Campinas, é preciso estar aberto a negociações e, para aqueles que desejam comprar, é necessário ter um plano que permita barganhar descontos e vantagens. Se você tem o montante para comprar à vista, isso é ótimo. Se não tem toda a quantia necessária, saiba que precisará de um bom valor de entrada para financiar o restante. Veja a sua margem de crédito, as opções de financiamento disponíveis, as instituições bancárias com os melhores parcelamentos e taxas de juros, qual o nível possível de comprometimento da sua renda, a nova organização do seu orçamento e da sua renda para acomodar as parcelas habitacionais, bem como o melhor sistema de financiamento para o seu bolso.

Gostou do nosso artigo e quer se inteirar de mais novidades? Então siga as nossas redes sociais para maiores informações.