O projeto “Revisitando o Brasil – Viagens contextualizadas – do local ao global/do global ao local”, realizado pela Rabeca Cultural, em Sousas, com curadoria do Prof. Dr. Pedro Rocha Lemos, terá uma série de videoconferências com professores e pesquisadores de diferentes universidades brasileiras.

Transformar viagens físicas em virtuais, através de visitas aos acervos históricos, passa a ser um desafio em tempos de pandemia. Viajar era o objetivo, com grupos interessados em não só conhecer via turismo cultural, mas antes de tudo, compreender os nexos que dão sentido a processos históricos que ajudam a desvendar e problematizar este verdadeiro enigma que constitui a formação do Estado e da Sociedade Brasileira.

Sob a curadoria do Prof. Dr. Pedro Rocha Lemos, com larga experiência acadêmica e detentor de uma metodologia que agrega o conhecimento histórico social e viagens, propõe-se:

Com a colaboração de professores e pesquisadores das mais conceituadas universidades brasileiras, proporcionar incursões à literatura historiográfica e visitas virtuais aos cenários que deram origem à história da nação brasileira.

Através de videoconferências quinzenais de julho a dezembro de 2020 focando inicialmente “Da Campinas colonial à transição para a república”, pretende-se compreender os conflitos da contemporaneidade ao resgatar na complexa teia de relações instituídas, estruturas de poder centradas no patrimonialismo e no patriarcado. Será um revisitar a cultura em sua dimensão plural em um país de território continental.

A primeira conferencista a participar do projeto foi a Profª. Drª. Ana Rosa Cloret da Silva (PUC-Campinas), com o tema “Decifrando o Enigma: Diálogos sobre a formação do estado e da nação brasileira”.

Seguem os conferencistas confirmados para os eventos posteriores:

Prof. Dr. JOÃO MIGUEL, Fac. de História PUC Campinas, Profª. Drª. JULIANA GIOSUELLI MEIRELLES, Fac. de História PUC Campinas, Prof. Dr. LINDENER PARETO JUNIOR, Fac. de História PUC- Campinas. Prof. Dr. LEANDRO SILVA DE OLIVEIRA, MIPID – Programa Memória e Identidade (Rede Municipal de Educação de Campinas). “Na Margem” – Núcleo de Pesquisas Urbanas (UFSCar), Prof. Dr. LUIS ANTONIO JORGE, Fac. de Arquitetura e Urbanismo da USP, Prof. Dr. MARCOS TOGNON, Arquitetura Unicamp, Profª. Drª. MARIA ALICE ROSA RIBEIRO, pesquisadora do Centro de Memória da Unicamp XIX, Drª. MIRZA MARIA BAFFI PELLICCIOTTA, História PUC Campinas, Prof. Dr. NELSON CANTARINO, Instituto de Economia Unicamp, Prof. Dr. PEDRO ROCHA LEMOS. ONGs Jaguatibaia e Assuma Sustentabilidade e Vice-presidente do CONGEAPA, Prof. Dr. RUBENS FERREIRA DE CAMARGO ADORNO, Faculdade de Saúde Pública USP lotado em Lisboa, Portugal.

Revisitando o Brasil. Viagens Contextualizadas. Do local ao Global/Do Global ao Local

Curso em homenagem a Paulo Coseuc (Patrono in memoriam)

Online (Zoom)

Rabeca Cultural

Entrada gratuita

Inscrições e mais informações pelo celular 19 997206186 com Kha Machado

(Carta Campinas com informações de divulgação)