Durante a pandemia de Covid-19 e com as medidas de distanciamento social, a música vem se mostrando uma forte aliada para superar o isolamento. Pesquisas tem identificado sensíveis mudanças nos hábitos de consumo dos usuários das plataformas de streaming, em meio a um ambiente cercado de informação desenfreada e picos de ansiedade, nestes novos tempos, tem-se escutado mais música, uma forma de respiro diário para o cotidiano árido.

Em paralelo, com a impossibilidade de se apresentar em shows ou se reunir com facilidade em estúdios, músicos, compositores e instrumentistas tem encontrado outras formas de dar vazão à criatividade, mostrando resultados inesperados e surpreendentes, seja levando seus repertórios ao público através de lives ou colaborando à distância em produções feitas em casa. Singles e álbuns feitos em quarentena provam que o talento é um valor que não se confina.

É assim que surge a série “Não Repare a Bagunça” do Selo Sesc, com lançamento marcado para o dia 23 de julho em seu canal do Youtube (youtube.com/selosesc) e também no Sesc Digital (sescsp.org.br/nrb), plataforma de conteúdos digitais recém-lançada pelo Sesc São Paulo. Com atualizações às quintas-feiras, sempre às 17h, o Selo promove uma série de “jams virtuais” envolvendo compositores e instrumentistas de diversos lugares do Brasil e de universos musicais variados.

Registrados em vídeo de maneira autônoma pelos próprios artistas em casa ou em seus estúdios particulares, a série traz temas instrumentais inéditos compostos durante a quarentena, das mais variadas vertentes, seja do carimbó a valsa, do reggae ao jazz standard ou até mesmo da música de concerto, abarcando formações variadas como duos, quartetos e até quintetos, e aproximando linguagens musicais distintas, muitas vezes sem conversas, ensaios, brainstorms ou alguma troca presencial, mas nem por isso menos quentes ou vibrantes.

O vídeo que abre a série marca o encontro de quatro importantes nomes da cena musical brasileira, Manoel Cordeiro (guitarra/synths), multinstrumentista e produtor musical paraense, com colaborações em mais de 1000 discos; o reverenciado trombonista Marlon Sette (trombone), figura recorrente nas fichas técnicas de discos da cena musical contemporânea do Rio de Janeiro; Pupillo (bateria), ex-Nação Zumbi, compositor de trilhas sonoras e produtor pernambucano e, fechando o time, Kassin (baixo), baixista e produtor carioca, considerado um dos arquitetos do som dessa era contemporânea da música brasileira.

O grupo interpreta “Brazuca”, composição de Manoel Cordeiro feita especialmente para o projeto. “Um carimbó ribeirinho, do Marajó, que flerta com a Bossa Nova, no pulso… e espalha sotaques da musica brasileira, com as participações de Kassin e Marlon do Rio de Janeiro e Pupillo, pernambucano manguebeat… ‘vertentes do mesmo rio’, define o guitarrista.”

Selo Sesc apresenta “Não Repare a Bagunça”
Um vídeo novo, todas às quintas-feiras, às 17h, no canal do Selo Sesc no Youtube (youtube.com/selosesc) e também no Sesc Digital (sescsp.org.br/nrb)

23/7 – Estreia
“Brazuca” com Manoel Cordeiro (guitarra/sintetizadores), Marlon Sette (trombone), Pupillo (bateria) e Kassin (baixo)

“Não Repare a Bagunça” – Próximos episódios

30/7
“Juntos, porém Separados” com Nenê (piano), Carlos Ezequiel (bateria), Sizão Machado (baixo) e Letieres Leite (flauta)

6/8
“Sol no quintal” com Victor Fão (trombone), Alana Ananias (bateria), Kiko Bonato (órgão/teclado), Marcos Mossi (guitarra) e Lua Bernardo (baixo)

13/8
“Choro barroco” com André Mehmari (piano) e Rafael Cesário (violoncelo)

(Carta Campinas com informações de divulgação)