Nos próximos dias 02 e 12 de agosto, a Ouvindo Passos Cia de Dança apresentará o trabalho inédito “Dançadoras de Histórias”. A pesquisa mergulha na gestualidade das oralidades negras, por meio de dinâmicas de improvisação inspiradas em narrativas e saberes de Angelina Camilo, integrante das Pretas Bás e co-diretora do Espaço Cultural Adebankê, e de Beth Castro, palhaça, narradora e arte educadora. As sessões de Dançadoras de Histórias ocorrerão por meio de transmissões virtuais ao vivo (lives), na página do grupo no Facebook. O acesso é gratuito.

(Foto: Dalila D’ Cruz)

Este novo projeto da Ouvindo Passos Cia de Dança é um desdobramento da linha de trabalho organizado pela companhia que, atualmente, conta com dois espetáculos: ‘Sobre Glúteos, Cadeiras e Histórias’ e ‘Conhece-te-a-ti-mesmo’. Em comum, figura a valorização da oralidade e ancestralidade, bem como o estudo da gestualidade que as acompanha. “Nosso desafio é transformar essas histórias em outras. São histórias que dançam, que se cruzam com as nossas experiências de vida, com o nosso modo de dançar e ouvir. Não é uma preocupação de reproduzi-las, mas deixá-las nos conduzir”, comenta a pesquisadora e dançarina Paula Salles. A companhia se completa com a também pesquisadora e dançarina Deise de Brito e com a dançarina Jô Pereira.

Segundo elas, em Dançadoras de Histórias, o público terá acesso às narrativas que servirão de estímulo à criação física (veiculadas nas redes sociais do grupo, na semana anterior ao espetáculo) e, por meio das lives, ao modo como corporificam essas histórias e expressividades negras em dança. “Explorar as manifestações culturais negras por meio das histórias, tem sido um ponto de interesse da Ouvindo Passos – adentrando no universo das suas gestualidades como possibilidade de esmiuçar o corpo como território de conexões e sentidos”, explica Deise.

Dançadoras de Histórias será transmitido gratuitamente na página da Ouvindo Passos Cia de Dança, no Facebook. As narrativas de Angelina Camilo e Beth Castro, que inspirarão a obra, serão veiculadas nos perfis do grupo no Facebook e Instagram, na semana anterior ao espetáculo.

Este projeto é apoiado pela iniciativa Arte Como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência, do Itaú Cultural.

Ficha técnica

Concepção e criação: Ouvindo Passo Cia de Dança

Dançarinas: Deise de Brito e Paula Salles

Artistas convidadas: Angelina Camilo e Beth Castro

Assistência de ensaios e Operação de vídeos: Jô Pereira

Produção: Iolanda Costa

Flyer: Alice Soares

Divulgação: Lebá Comunicação

Fotografias: Dalila D’Cruz

Agradecimento: Vitor da Trindade

DANÇADORAS DE HISTÓRIAS

Data:   02/ago (domingo), às 14h

12/ago (quarta-feira), às 18h

Plataforma: perfil da Ouvindo Passos Cia de Dança, no Facebook

Classificação: Livre

Grátis

(Carta Campinas com informações de divulgação)