Uma nova pesquisa realizada entre 25 de junho e 3 de julho, com 1.500 entrevistas de abrangência nacional por telefone, mostra que o presidente Bolsonaro (sem partido) está perdendo espaço entre os brasileiros que se consideram evangélicos ou católicos. A pesquisa Vox Populi foi divulgada nesta terça-feira (14).

Imagem dentro de igreja (reprodução – twitter – rede social)

A pesquisa registrou forte queda no apoio entre o seguimento religioso. Entre os evangélicos, por exemplo, a avaliação positiva caiu 10% (de 54% para 44%). Os que avaliam negativamente a sua gestão subiram na mesma proporção (de 20% para 30%), e 24% dos entrevistados não quiseram ou não souberam responder. Antes, eram 23%.

Durante a campanha presidencial de 2018, muitos religiosos fizeram sinal de armas com a mão, o que se tornou um símbolo de Bolsonaro que defende o armamento da população. Esta semana mais uma adolescente foi morta com um tiro acidental em uma casa com 7 armas de fogo (link).

Entre católicos também houve queda na avaliação positiva de Bolsonaro. Eles saíram de 34% para 29%. Já a avaliação negativa saltou de 37% para 42%. Assim como os evangélicos, também ficou estável o número de católicos que não souberam ou não quiseram responder (de 25% para 26%).

Com relação a pandemia de Covid-19, a avaliação negativa de Bolsonaro no enfrentamento subiu de 42% para 49%. Os que avaliam positivamente passaram de 34% para 24%. Já os que consideram regular a sua atuação saíram de 21% para 24%. Outros 2% não souberam responder, ante 3% registrado no levantamento anterior, realizado em abril.

A margem de erro da pesquisa é de 2,5%, com intervalo de confiança estimada de 95%. (Com informações da RBA)