Entre os projetos artísticos dessa quarentena, está a série “Ô de Casas”, idealizada pela cantora Mônica Salmaso. Desde o início da quarentena, a cantora passou a postar vídeos diários nos quais recebe diversos artistas.

(Foto: Divulgação)

Mais do que uma possibilidade de alegria e encontro nos tempos de isolamento social, o projeto é uma celebração da música e da cultura popular brasileira em toda sua singularidade e multiplicidade.

Nessa quase antologia da música brasileira, o espetáculo acontece na intimidade, nos prosaicos espaços da casa, com a grandiosidade própria das pequenas coisas.

Artistas como Leila Pinheiro, Mario Adnet, Chico César, Paulo Freire, Guinga, Dori Caymmi, Ná Ozzetti, André Mehmari, Yamandú Costa, Luciana Rabello, Cristovão Bastos, Rolando Boldrin, Mestrinho, Quarteto Maogani, Teresa Cristina, Vanessa Moreno, Joyce, Moacyr Luz, entre tantos outros, já participaram do projeto. Músicos de outros países, como o argentino Juan Quintero, a mexicana Magos Herrera, o português José Pedro Gil e o italiano Gabriele Mirabassi também já se juntaram ao coro.

Um dos últimos destaques foi a participação de Chico Buarque, assim descrita por Mônica Salmaso:

“Não sei nem por onde começar…. Que situação! Rsrsrs Confesso que a primeira coisa que eu pensei foi: “Caramba! Oficialmente, agora só falta o Papa!” A segunda coisa foi que se fosse para um projeto meu, um disco, um show, eu jamais conseguiria fazer um convite ao Chico; como nunca fiz. Só que aqui, neste espaço de oferecimento, neste momento barra pesada com tantas dores, com tanto abandono de cuidados com toda gente desse nosso coletivo, fazer este convite virou a vontade de estar junto de quem a gente acredita. É felicidade, cura e esperança. Então, eu entendi como isso foi possível. 🌺Chico, ouvir você faz parte da minha formação emocional (muito anterior à minha formação musical). É muito maravilhoso você aqui brincando com a gente. É mesmo uma sensação de voltar para casa em muitos sentidos.🌺 (Sei que todos vocês que nos veem aqui me entendem). MUITO OBRIGADA IMENSO!!!”

Os vídeos estão no canal da série no Youtube e pelas redes sociais, para quem quiser assistir.

(Carta Campinas com informações de divulgação)