No próximo dia 3 de julho, um projeto da Unicamp, mais especificamente ligado aos alunos da graduação do IEL (Instituto de Estudos da Linguagem), lançará cinco e-books de maneira gratuita no site do Instituto: https://www.iel.unicamp.br/br/content/ebook .

Trata-se do projeto da TL224 Publicações, um setor de publicações independentes da graduação do IEL gerido pelos estudantes de graduação (majoritariamente de Estudos Literários) e coordenado pela Profa. Dra. Márcia Abreu.

O projeto da TL224 busca dar oportunidade aos estudantes de entrarem em contato com o mercado de trabalho de editoração de livros; são publicados, anual e costumeiramente, cinco livros: três que eram monografias (TCCs) premiadas pelo IEL e dois romances originais.

A plataforma é de amplo acesso ao público, atraindo estudantes que estejam interessados em leituras e pesquisa na área das letras – os temas científicos são de linguística, linguística aplicada e literatura.

Entre os e-books que serão lançados, há textos narrativos criativos, um livro que reúne dois contos tematizados no sertão brasileiro, e outro sobre o processo de maternidade.

Veja abaixo mais detalhes de um dos livros que compõem o projeto. Em outras matérias, serão divulgadas informações sobre cada um dos demais livros a serem publicados:

(Foto: Facebook TL224 Publicações)

O livro “O português paulista no século XIX: A mulher em uma encruzilhada linguística” trata com profundidade a consolidação da Língua portuguesa e a estabilização de suas formas linguísticas, sobretudo, na cidade de São Paulo, que, na época, gradualmente, deixou de ser uma região ‘caipira’ e isolada das inovações para estruturar-se como um importante centro comercial.

A autora Talita Costa observa que as mulheres paulistas, por sua vez, confinadas à vida doméstica em uma sociedade que as escondia dentro de casa, teriam se encontrado na metade do século XIX em uma encruzilhada linguística e social: ao saírem nas ruas, encontraram uma comunidade cuja língua não era mais a mesma que elas falavam.

Dessa forma, por meio da construção de um percurso histórico da cidade de São Paulo e do papel da mulher na sociedade, assim como da análise de cartas escritas por mulheres, publicadas no Correio Paulistano na década de 1860, o livro colabora com a historiografia no campo linguístico e situa uma possível contribuição feminina para a consolidação do português paulista, e, por extensão, do português brasileiro.

O professor do Instituto de Ensino da Linguagem da Unicamp, Dr. Emílio Gozze Pagotto que como orientador de Talita teve contato direto com a obra e com o processo de escrita, escreveu um prefácio que enaltece a importância da obra para o ramo da linguística e para as pessoas que se interessam pela história do português paulista. Ele ressalta que a obra de Talita Costa “é uma agradável surpresa que pode ajudar a preencher a lacuna que representa a ausência da mulher e seu lugar na história do português brasileiro.”

Dessa forma, a obra é uma análise feminista e necessária da língua brasileira e do português paulista que coloca as mulheres num papel de destaque em um período de mudanças dentro de um dos principais cenários do país.

Talita de Almeida Costa é formada em Estudos Literários e em Letras pela Unicamp. Se interessou pela linguística histórica durante sua segunda graduação e baseou nesse tema a sua iniciação científica. Seu trabalho final venceu o concurso de Monografias do Instituto de Estudos da Linguagem.

Livro: O português paulista no século XIX: A mulher em uma encruzilhada linguística

Autora: Talita de Almeida Costa

ISBN: 978-65-87175-05-8

Edição: 1º

Ano: 2020

Páginas: 172

Dimensões: 16 x 23 cm

(Carta Campinas com informações de divulgação)