Sucesso de público na Casa das Rosas, o espetáculo imersivo “As Palavras da Nossa Casa”, do Núcleo Teatro de Imersão, teve sua temporada interrompida por conta da pandemia de Covid-19. Por isso, o grupo decidiu reambientar o texto e explorar os recursos oferecidos pela internet para criar uma versão online e bem diferente da peça. A temporada digital acontece pela plataforma Zoom entre os dias 18 de julho e 30 de agosto, com sessões aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 20h. Os ingressos custam R$ 20.   

(Foto: Hernani Rocha)

A dramaturgia da peça foi escrita por Adriana Câmara, que também assina a direção, e Glau Gurgel a partir de vários filmes do cineasta sueco Ingmar Bergman (1918-2007). “A principal referência é ‘Sonata de Outono’ (1978), mas também fazemos referências a ‘Através de um Espelho’ (1961), ‘Gritos e Sussurros’ (1972), ‘Morangos Silvestres’ (1957) e ‘Face a Face’ (1976)”, revela a diretora. 

Com a proposta de criar uma experiência que fosse a mais imersiva possível para quem assiste pela plataforma de conferências Zoom, foram feitas algumas mudanças na trama: a história, que anteriormente era ambientada nos anos de 1960, passou a ser situada nos dias de hoje; o figurino também ganhou ares contemporâneos; e a pandemia do novo coronavírus se tornou parte da narrativa.

Na trama, o espectador acompanha uma reunião virtual no próprio Zoom entre a famosa cantora lírica Charlote (interpretada pela atriz Gizelle Menon), sua filha única Eva (Adriana Câmara) e seu genro Victor (Glau Gurgel). As duas não se veem há muito tempo e guardam muitas mágoas do passado, como o fato de Eva ter precisado lidar com a perda de seu único filho sem o apoio de Charlote, que tentava administrar as demandas de sua carreira internacional. 

Charlote vive na agitada metrópole São Paulo (SP), enquanto Eva optou por uma vida mais tranquila e foi morar com o marido pastor presbítero Victor em Garanhuns (PE). Como Victor teve contato com alguém que contraiu Covid-19 na sua paróquia, ele e Eva dividem telas diferentes – enquanto ela circula pelo apartamento, ele acessa a conferência do escritório, onde passa a quarentena.

Para resgatar os sentimentos nobres que ainda existem entre elas, mãe e filha precisam encarar todas as suas feridas, e, nesse processo, acabam proferindo palavras muito duras, de que, possivelmente, se arrependerão. A montagem sensível busca a identificação imediata com o espectador, ao tratar de temas como o amor, as cobranças e expectativas na criação dos filhos, as diferenças de geração, a falta de comunicação em relacionamentos, a esperança e os recomeços após dores profundas e os temores trazidos pela pandemia, em uma abordagem que parte de situações e conflitos parecidos com os que todos já vivenciaram ou testemunharam.

O caráter imersivo da montagem ganha outros contornos via Zoom. Enquanto, na Casa das Rosas, os espectadores entravam no casarão de Eva e Victor e percorriam seus diversos cômodos, agora, na versão virtual do espetáculo, o público entra na videoconferência da família, acompanhando bem de perto esse encontro virtual e tendo a oportunidade de conhecer diversos ambientes das casas de Eva, Victor e Charlote. 

“As Palavras da Nossa Casa” é o segundo espetáculo do Núcleo Teatro de Imersão. Depois da sessão, o grupo continua no Zoom para uma conversa com os espectadores. A primeira peça do grupo, “Tio Ivan”, ganhou o Aplauso Brasil 2018 na categoria Melhor Espetáculo de Grupo por voto popular. 

Criado em 2014, o Núcleo Teatro de Imersão está voltado para o estudo, o ensino, a pesquisa e a montagem de espetáculos que proponham novas relações entre ator e espectador, ao inserir o público no espaço de representação, em meio à cena representada. O primeiro trabalho do grupo é “Tio Ivan” (2017-2019), uma adaptação imersiva para o texto “O Tio Vania”, do escritor russo Anton Tchekhov (1860-1904). A peça já foi apresentada na Casa das Rosas e na Oficina Cultural Oswald de Andrade. “As Palavras da Nossa Casa”, livremente inspirada na obra de Ingmar Bergman, é o segundo espetáculo do grupo, que teve todos os ingressos esgotados na Casa das Rosas entre janeiro e março de 2020.

SINOPSE

Durante a quarentena, uma famosa cantora lírica reencontra sua filha e seu genro através de um aplicativo de videoconferência. No encontro, revelam-se as mágoas, o amor e as perdas que unem e separam a família. Espetáculo virtual imersivo inspirado em obras de Ingmar Bergman e ambientado nos tempos atuais.

FICHA TÉCNICA

Realização: Núcleo Teatro de Imersão

Direção: Adriana Câmara

Texto: Adriana Câmara e Glau Gurgel, inspirado na obra de Ingmar Bergman

Produção executiva: Adriana Câmara

Cenografia, figurino e produção de arte: Adriana Câmara, Gizelle Menon e Glau Gurgel 

Elenco: Adriana Câmara (Eva), Gizelle Menon (Charlote), Glau Gurgel (Victor)

Programação visual: Hernani Rocha

Fotografias: Hernani Rocha

Assessoria de imprensa: Bruno Motta e Verônica Domingues (Agência Fática)

Produção: Menina dos Olhos do Brasil

AS PALAVRAS DA NOSSA CASA, DO NÚCLEO TEATRO DE IMERSÃO

Temporada: de 18 de julho a 30 de agosto de 2020 

Aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 20h

Ingressos: R$ 20 

Vendas online: www.sympla.com.br/nucleoteatrodeimersao

Classificação: 14 anos

Duração: 90 minutos

Gênero: Drama Imersivo

Site: https://www.nucleoteatrodeimersao.com/

Redes sociais: @nucleoteatrodeimersao

(Carta Campinas com informações de divulgação)