Com a quarentena, a Escola de Artes Augusto Boal foi levada à virtualidade já que suas atividades presenciais foram suspensas por conta da pandemia da COVID-19.

“Dor e Ser”, Arianderson Martins

Os arte-educadores da Escola de Artes efetivaram parte do semestre se reinventando no ambiente da internet e propuseram atividades de técnica e de criação para seus aprendizes por meio de videoconferências e gravações o que resultou em experimentações em vídeo também como ato de resistência, para que a arte continuasse existindo na vida de seus aprendizes.

Um pouco desse processo está registrado nos vídeos que serão apresentados na Mostra de Artes do Corpo de modo on line, via Youtube, na “MAC em Casa”, de quarta a sexta-feira nos dias 29, 30 e 31 de julho e contará com a participação e apresentação dos aprendizes, arte-educadores e gestores da escola, em live.

Os vídeos apresentados são fruto da dedicação e gentileza desses aprendizes dos Cursos Profissionalizante de Dança e Teatro que se abriram à experiência, até então insuspeitada, das aulas on line e das criações em vídeo, e que acabam por surpreender e encantar a todos que participaram juntos dessa jornada na quarentena, nesse momento que a Escola de Artes Augusto Boal comemora cinco anos de existência.

A programação de dança conta com os vídeos dos aprendizes Arianderson Martins, Angeles Galván, Fernanda Aquino, Mariel Azoubel, Rhaissa Zeferino, João Vitor Moreira, Victória Maciel e Léo Rodrigues, Jefferson França,Paulo Guilherme, Viviane Prado, Giulia Anguiano, além de contar com a participação especial de aprendizes já formada no curso profissionalizante em dança Juliana Viana e Iara Medeiros num vídeo coletivo realizado antes mesmo do início das atividades virtuais. Todos os trabalhos de dança apresentados tiveram a orientação da arte-educadora Cibele Ribeiro, que é artista da dança, arte-educadora, pesquisadora e encenadora, mestra em Artes Cênicas/Dança pela UFRN e atua como criadora em processos investigativos de movimento e improvisação e composição cênica nas fronteiras entre a dança, teatro e performance e improvisação multiartes e tem estado à frente da maioria das componentes curriculares de criação da escola.

No dia 30 haverá, ainda, a apresentação de um documentário sobre os 5 anos da Escola de Artes Augusto Boal com a participação de diversos arte-educadores, aprendizes e gestores da escola, falando sobre a trajetória desse importante espaço cultural da região. Além das apresentações de dança, a MAC em Casa conta ainda com uma extensa programação formada pelo trabalhos dos aprendizes e arte-educadores do Curso Profissionalizante de Teatro.

A Escola de Artes Augusto Boal (Secretaria de Cultura de Hortolândia) é um projeto pioneiro no interior de São Paulo que oferece cursos de formação profissionalizante em Dança e Teatro com dois anos de duração, gratuitamente, e alto nível de qualidade técnica, introduzindo e capacitando seus aprendizes à profissionalização artística.

MAC EM CASA

Para assistir:

Dia 29/07: https://youtu.be/80l6mboyPq0

Dia 30/07: https://youtu.be/1SGAJ4JK_bw

Dia 31/07: https://youtu.be/FNPBZ7RNQOM

A programação completa está disponível em: http://www2.hortolandia.sp.gov.br/images/banners/programacaomacemcasa.pdf

A Escola de Artes Augusto Boal está localizada na R. Casemiro de Abreu, Jardim Amanda II, Hortolândia – telefone: 3819-0518

(Carta Campinas com informações de divulgação)