A incidência de óbitos por coronavírus no Brasil é 2.465% maior do que em Cuba. Na ilha caribenha, com 11 milhões de habitantes, morrem 0,73 para cada 100 mil habitantes . Já o Brasil, com mais de 60 mil mortes registradas oficialmente, tem uma taxa de 18 mortes por 100 mil habitantes.

Praia de Cayo Coco (foto abel padrón padilla – cubadebate)

Logo no início da pandemia Cuba tomou medidas fortes de isolamento social, fechou fronteiras, escolas e manteve aberto somente o comércio de itens essenciais. O apoio da população às medidas restritivas e ao uso das máscaras foi massivo. O Ministério da Saúde rastreou o vírus pelo país ao determinar o envio de médicos e profissionais de saúde às casas dos cubanos para a realização de testes e promoveu o isolamento dos casos identificados como suspeitos.

Esta primeira semana de julho, o governo de Cuba anunciou a retomada gradual das atividades em Havana, após mais de 100 dias de confinamento para combater o coronavírus.

A capital entra inicia nesta sexta-feira (3), a fase 1 da reabertura do comércio, que passará a ampliar as permissões de funcionamento. A cidade também se prepara para a reativação do transporte coletivo.

Segundo o site Cubadebate, a ilha também reabriu suas portas ao turismo internacional nesta quarta-feira, 01, aproveitando o controle do Covid-19.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, em 11 de março, Cuba registrou até esta quarta-feira (1º) 2.353 casos de contaminação pelo novo coronavírus e 86 óbitos. (Com informações da RBA)