Nos dia 11 e 18 de julho, na semana do aniversário de Campinas, o Centro Cultural Esperança Vermelha (CCEV) inicia um ciclo de aulas e conversas, com título Reflexões  Sobre a História de Campinas, organizado pela historiadora Sônia Aparecida Fardin. Os eventos serão online e gratuitos, sem necessidade de inscrição prévia. Basta acessar os canais do evento (abaixo).

Desinfectório Municipal, para combater a febre amarela funcionou entre entre 1896 e 1906. (dotógrafo: julius nickelsen)

Segundo Sônia Fardin, é sempre necessário olhar para a História. “É inaceitável a dolorosa perda de dezenas de milhares de vidas, em decorrência da pandemia de Covid-19, que tem seus danos agravados devido às posturas de um governo genocida que manipula dados, boicota profissionais da saúde e literalmente expressa total desrespeito à vida da classe trabalhadora. Em meio a dor e a indignação, há muitas especulações sobre o futuro, com relação às consequências para a economia e também sobre possíveis mudanças políticas e culturais”, anota.

Sônia lembra que não é a primeira vez que a população brasileira, e por decorrência a de Campinas, enfrenta uma crise sanitária semelhante a que está instalada desde março último. “As epidemias de febre amarela, entre 1889 e 1897, e a pandemia de gripe  erroneamente denominada de espanhola, em 1918 e 1919, são crises sociais e sanitárias  já  debatidas em pesquisas sob perspectivas teóricas diversas. Na busca por iluminar o que se apresenta hoje como desafio “pós-pandêmico” é importante fazer algumas reflexões, à luz das consequência dessas crises anteriores para dinâmica social de nossa cidade”, diz.

INFORMAÇÕES SOBRE AS ATIVIDADES:

Não há necessidade de inscrição prévia, serão transmitidas pelos canais do CCEV – NOVO CURSO CCEV – Reflexões sobre a História de Campinas

  • 11 DE JULHO/2020 –  das 9h às 12h

Da Febre amarela ao Covid-19: epidemias de febre amarela (1889 – 1897) e pandemia de gripe espanhola (1918 – 1919)

Profa. Sônia Aparecida Fardin (Historiadora, militante da cultura e direitos humanos)

  • 18  DE JULHO/2020   das 9h às 12h

DEBATE: Quais memórias lutam hoje nas paisagens da Cidade. Participação: Sônia Fardin, Juliana Siqueira, Rosa Pires Salles,  Américo Villela e  Antônio Carlos Galdino

Sempre com transmissão – Canais de transmissão online:

Facebook: @centroculturalesperencavermelha

Youtube: Centro Cultural Esperança VermelhaSala virtual:https://gramsci.socializandosaberes.net.br/web/ccev/

Socializando Saberes – https://youtube.com/socializandosaberesnetbr