Nesta terça-feira (28, às 18h), o Sesc Campinas dá início à publicação online de uma série de 30 cartas escritas e trocadas entre seis escritores e escritoras que vivem na cidade de Campinas. As propostas principais do projeto, que tem o nome de “Cartas em torno da Sobrevivência da Poesia (ou da Poesia da Sobrevivência)”, são evidenciar a escrita e a leitura de cartas como uma atividade literária e poética e possibilitar o acesso à leitura e também às correspondências do público a partir de um conteúdo inicialmente destinado a um interlocutor específico. A série pode ser acompanhada no site apoesiasobrevive.wordpress.com.

Carta de Daíse Lima (Foto: Daíse Lima)

O conteúdo das cartas gira em torno da discussão sobre a condição do poeta e do artista da literatura nos tempos atuais, enfatizando o período atual de isolamento por conta da precaução contra a Covid-19, e sobre a inserção de cada poeta na cena literária contemporânea na cidade de Campinas. Em seu conjunto, as cartas se conectam em um retrato que recorta aspectos da cena literária atual na cidade.

Para a realização do projeto, que irá gerar um registro de um momento específico, contribuindo para o fortalecimento de redes literárias na região, foram convidados três escritores e três escritoras, considerando o parâmetro da diversidade de circuitos e cenas literárias frequentados por cada um.

Os poetas participantes são Rafa Carvalho, Fabíola Rodrigues, Carlindo Fausto Antonio, Katia Marchese, César Povero e Daíse Lima. A partir de universos diferentes, esses autores e autoras foram selecionados pelo Sesc também por terem a literatura não só como um “hobbie”, mas como uma atividade à qual se dedicam inclusive profissionalmente, tendo publicado livros individualmente por diferentes editoras e textos em antologias coletivas, ou se dedicado à militância pela ação cultural e de pesquisa a partir da literatura.

O projeto ainda resgata e estimula a preservação da prática de escrita de cartas físicas que é cada vez mais substituída pela troca de mensagens rápidas ou e-mails.

A escritora Fabíola Rodrigues, que participa do projeto, destaca a importância da materialidade das cartas, considerando também a proposta da escrita à mão como um desafio: “Acho a ideia belíssima, preciosa mesmo, sobretudo se considerarmos a ideia do tempo lento, do tempo que prescinde do tempo, da escritura como experiência, como duração, como expressão estética do Kairós, esse tempo que está dentro de nós mesmos. A materialidade das cartas possibilita, ainda, de uma perspectiva de seus impactos estéticos, brincar com as cores, texturas e aromas do papel e da tinta”.

Do dia 28 de julho até dia 26 de setembro, a cada dois dias, sempre às 18h, o Sesc vai publicar uma das cartas no site apoesiasobrevive.wordpress.com, onde a qualquer momento será possível ler todo o histórico da troca de correspondências. Na primeira etapa do projeto, que vai até o dia 7 de agosto, as cartas publicadas se prestam a uma auto apresentação de cada poeta participante do projeto. Essa apresentação é feita também a partir de uma carta enviada pelos escritores e escritoras para uma pessoa comum, escolhida por cada um deles. A partir do dia 9 de agosto, as cartas publicadas passam a ser correspondências trocadas entre os próprios poetas participantes, com o intuito de discutir mais profundamente as condições de quem vive da literatura na cidade neste período de pandemia.

Ao final do projeto, o Sesc Campinas pretende lançar uma publicação online compilando todos os textos das cartas e imagens das cartas físicas escritas pelos poetas participantes e trocadas entre eles.

Projeto Cartas em Torno da Sobrevivência da Poesia

Lançamento: dia 28.7, terça-feira

Horário: às 18h

Local: apoesiasobrevive.wordpress.com

Programação: de 28/7 até 26/9

(Carta Campinas com informações de divulgação)