Na próxima sexta-feira, 7 de agosto, às 19h30, o público poderá assistir a um espetáculo variado, de música e dança, com um pianista e dois bailarinos convidados. É o que o maestro João Carlos Martins, à frente da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, promete em “A Magia da Dança”. O concerto será realizado, sem público, no Centro Cultural Fiesp (CCF). A apresentação será transmitida pelos canais do Sesi São Paulo no YouTube e Facebook. Todos os artistas manterão as regras de distanciamento recomendadas e as necessárias medidas preventivas serão adotadas no palco.

(Foto: Sander Ferrera/Fiesp)

Participam do concerto, o pianista Davi Campolongo, de apenas 14 anos, que vai solar dois minuetos e a rapsódia húngara de Liszt, e o casal de bailarinos Juliana Gomes e Leandro Neves, ex-integrantes da Companhia Cisne Negro.

Esta será a terceira live da Bachiana Filarmônica Sesi-SP desde o início do período de distanciamento social. As duas apresentações virtuais realizadas até o momento tiveram mais de 80 mil acessos e seguem disponíveis no canal do YouTube do Sesi-SP.

Em “A Magia da Dança”, em pouco mais de uma hora, o maestro João Carlos Martins vai levar o público para uma viagem fascinante pelo mundo da música associada à dança desde o Renascimento até a atualidade. De Bach a Adoniran Barbosa e Astor Piazzolla, mas também de Boccherini a Beethoven, das danças húngaras de Brahms à música de balé de Tchaikovsky.

Danças presentes em nosso dia-a-dia, como o samba, o tango e a valsa convivem no espetáculo com outras de séculos atrás, como o minueto, a badinerie e a bransle. Estas últimas, populares no século 18, eram a trilha sonora dos banquetes das cortes europeias. O baile inicia-se com uma “bransle”, dança renascentista do século 16 de Michael Praetorius em versão para oboé, cravo e violoncelo.

Davi Campolongo mostra ao piano por que o minueto foi a dança preferida da nobreza europeia no século 18. Ele tocará dois deles inicialmente atribuídos a Bach; o primeiro, no entanto, é de Christian Petzold e foi incluído no álbum que Bach fez para sua segunda mulher Anna Madalena.

A dança, com a bailarina Juliana Gomes, integra-se à Bachiana Filarmônica Sesi-SP na vertiginosa badinerie, ritmo popular no século 18 que Bach incluiu em sua Suíte Orquestral no. 2. Seus movimentos fundem-se aos arabescos vertiginosos da flauta de Danilo Crispim.

A orquestra entra no espírito do baile com dois dos mais conhecidos minuetos da história da música, de Beethoven e de Boccherini, concluindo com a primeira dança húngara de Brahms, dançada por Leandro Neves.

Um intermezzo camerístico avança pela música do século 19, com Davi Campolongo interpretando a primeira rapsódia húngara, peça que fez a glória de Liszt em recitais pela Europa. O violoncelista Sérgio Schreiber e o pianista José Antonio Almeida nos levam para o lirismo do tema do cisne, do “Carnaval dos Animais”, do francês Camille Saint-Saëns.

No bloco final, a célebre “Valsa das Flores”, do balé “Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, é dançada pelo casal Juliana Gomes e Leandro Neves ao som da Bachiana Filarmônica Sesi-SP. Outro compositor russo, Dmitri Shostakovich, apaixonado pelo jazz norte-americano, transportou-o para a deliciosa valsa no. 2 “para orquestra de jazz”, segundo sua própria indicação.

O maestro João Carlos Martins deixa o pódio e, por alguns instantes, devolve ao público o raro prazer de vê-lo e ouvi-lo em ação no instrumento que o levou a alcançar fama mundial, o piano, em “Libertango”, a obra-prima de Astor Piazzolla. Outra obra-prima, brasileiríssima, “Trem das Onze”, eterno sucesso de Adoniran Barbosa composto em 1964, conclui este passeio memorável pela música que atravessa gêneros e séculos, mantendo sempre a paixão pela dança.

Live Bachiana Filarmônica Sesi-SP – A Magia da Dança

07 de agosto, às 19h30

Classificação Livre

Espetáculo acessível em libras

Para conferir, é só acessar o YouTube do Sesi-SP ou Facebook

(Carta Campinas com informações de divulgação)