O Arraial Afro-Julino da Comunidade Jongo Dito Ribeiro é a maior festa organizada pela sociedade civil em Campinas e região, com a participação de cerca de 5000 pessoas.

(Foto: Fabiana Ribeiro)

Para evitar aglomerações e seguindo as recomendações da OMS no combate à pandemia, esse ano o Arraial Afro-Julino da Comunidade Jongo Dito Ribeiro acontecerá de forma virtual.

É uma festa julina de culturas afro-brasileiras, anual, que ocorre sempre no segundo sábado do mês de Julho. O 17º Arraial Afro Julino é Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas, é evento do calendário oficial turístico do Estado de São Paulo, é evento oficial no calendário da cidade e abre as comemorações de aniversário de Campinas-SP.

Por fim, são 17 anos. Mesmo diante do contexto de pandemia, a comunidade se reinventa para mais um ano realizar o trabalho e salvaguarda da nossa cultura ancestral, o jongo. Cada um em suas casas se cuidando, mas lembrando sempre o lema “Eu seguro sua mão na minha para que juntos possamos fazer aquilo que eu não posso fazer sozinh@”.

A festa terá início às 12h do dia 11 de julho (sábado) e encerrará às 00h, começando tradicionalmente com o terço a São Benedito ao 12h, seguido de depoimentos da comunidade e parceiros sobre as memórias dos arraiais ao longo do dia. Às 18h, haverá a presença do DJ Barata e às 22h, acontece a tradicional Roda de Jongo da Comunidade Jongo Dito Ribeiro. Tudo será transmitido pelas redes sociais e redes parceiras. Toda a elaboração, desenvolvimento, divulgação e organização do Arraial é realizado pela própria comunidade jongueira, unindo gerações, amigos, parceiros e familiares no maior evento realizado pela Comunidade Jongo Dito Ribeiro desde 2003 na cidade de Campinas.

Programação

12h – Terço de São Benedito

18h – DJ Barata

22- Roda de Jongo (virtual) Comunidade Jongo Dito Ribeiro

Terço de São Benedito: O terço é uma das formas com que agradecemos a São Benedito por sua proteção à Comunidade Jongo Dito Ribeiro, esse ano será feito coletivamente por várias pastorais da RMC de Campinas.

DJ Barata: DJ Barata com sua discotecagem e simpatia, trazendo as influências afro-brasileiras em suas sessões.

A Comunidade Jongo Dito Ribeiro é um grupo de pessoas que reconstituem e vivem a cultura do jongo através da memória que se tem de Benedito Ribeiro. Benedito Ribeiro foi festeiro de São João e devoto de São Benedito. Nascido no ano de 1905 em Caldas – Minas Gerais, em 1932, já casado com a campineira Benedita Neves Baltazar, foi para a cidade de Campinas/SP, onde manteve a tradição recebida de seus pais, realizando rodas de jongo quando reunia os amigos. Em sua homenagem foi batizada a Comunidade Jongo Dito Ribeiro que, sob liderança de Alessandra Ribeiro, neta de Dito Ribeiro, realiza seus trabalhos de reconstituição e composição voltados ao jongo, com a perspectiva de manter viva a chama de nossa descendência, com base nessa importante manifestação da cultura popular afro-brasileira, elemento de identidade, resistência e união para a Comunidade.

Para acompanhar o 17° Arraial Afro Julino da Comunidade Jongo Dito Ribeiro- WEB  siga os links:

FACEBOOK: https://www.facebook.com/jongoditoribeiro/

EVENTO NO FACEBOOK:   https://www.facebook.com/events/624496718420489/?active_tab=about

INSTAGRAM: @comunidadejongoditoribeiro

YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/jongoditoribeiro

Blog Comunidade Jongo Dito Ribeiro: https://comunidadejongoditoribeiro.wordpress.com

Dia: 11/07/2019

Horário: 12h às 00h

(Carta Campinas com informações de divulgação)