A tentativa do governo Bolsonaro de esconder a divulgação dos dados das mortes por Covid-19 no Brasil pode estar diretamente ligado a dois fatores: a gravidade do problema de saúde pública e o combate às fake news pelo STF.

(foto de tela – worldmetrics)

A estrutura de fake news, montada pelos aliados de Bolsonaro, mesmo antes das eleições, com disparos em massa de informações falsas pela internet, foi fundamental para eleger o governo e para estabelecer um falso equilíbrio contra os 70% da sociedade que não concordam com esse governo. As notícias falsas e agressivas fizeram com que uma minoria de extrema-direita tivesse a voz ampliada nas redes sociais.

A ação determinada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, contra a indústria de fakes news robotizadas de aliados do governo Bolsonaro pode estar causado já algum efeito. Sem muita informação falsa em massa, registrado por monitoramentos, o governo tem dificuldade para estabelecer seu discurso fantasioso. Soma-se a isso a gravidade crescente do problema de saúde pública, que tenta ser minimizado pelo governo.

De acordo com levantamento da consultoria AP Exata, as publicações dos chamados perfis de robôs caíram de uma média de 14% para 10% no Twitter. Elas já chegaram a ter pico de 17%. Essa queda ocorre mesmo com a mobilização dos perfis reais, que passaram a atuar de forma mais forte e orgânica nas redes, atacando as decisões do ministro Alexandre de Moraes, que comanda o inquérito das fake news e determinou as buscas.

Perdendo a batalha da informação, o governo tenta agora esconder a divulgação os dados da Covid-19, pelo menos nos principais jornais televisivos. Mudou a forma como aparece no site do Ministério da Saúde e atrasa a divulgação para não ser noticiada nos jornais do início da noite.

As coletivas diárias com a área técnica do Ministério da Saúde foram substituídas por duas ou três por semana. O número de casos e óbitos, que inicialmente era informado às 17h, passaram a ser publicados, em um primeiro momento, após as 19h. E esta semana, quando os números passaram de mil mortos em 24h, começaram a sair por volta das 22h, dificultando a divulgação e a produção de conteúdo para os jornais do início da noite. Nesta sexta-feira, 05 de maio, o Jornal Nacional foi obrigado a fazer um plantão durante a novela para dar os dados oficiais da Covid-19.

Não bastasse isso, o bilionário e novo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Carlos Wizard, dono das escolas de idiomas Wizard, vai na linha das fake news, tentando desacreditar as informações dos governos estaduais. Disse que o Ministério da Saúde deve recontar o número de mortes causadas pelo novo coronavírus. Sem apresentar provas e sem pudor na língua, o bilionário disse que os dados atuais são “fantasiosos ou manipulados”.(Link)