Apenas três ações, ou melhor, inações do governo Bolsonaro durante a pandemia de Sars-Cov2 (Coronavírus) indicam que o Brasil criou uma espécie de ‘Combo da Morte’. Parece que há uma política nacional estruturada para transformar o Brasil no campeão mundial de mortes por coronavírus. Ao relacionar uma ação do governo com outra, não se pode dizer que é apenas incapacidade administrativa.

(foto gov sp – div)

Montando o combo:

  1. O governo investiu até agora, junho de 2020, apenas 28% das despesas autorizadas para combater a Sars-Cov2. Isso diante da facilidade imposta por legislação especial durante a pandemia. Segundo reportagem do Valor, baixa execução mostra falta de coordenação (ou seja, incapacidade administrativa). (Link) O Brasil é um dos países que menos faz testes.
  2. Durante toda a pandemia, o próprio Bolsonaro boicotou o isolamento social e, inclusive, fez pronunciamento oficial contra o isolamento. Em vários ocasiões foi à rua pedindo para que as pessoas voltassem ao trabalho, mesmo com graves risco de provocar uma morte nas famílias brasileiras.
  3. Em uma terceira ação, inacreditável, o governo mostrou seu interesse na divulgação de informações falsas. O governo de Jair Bolsonaro, que divulgou que a cloroquina era eficaz contra a Sars-Cov2, escolheu ficar de fora da iniciativa de países de todo o mundo para lutar contra a propagação de fake news em meio à pandemia do coronavírus. Ao todo, 132 países assinaram o documento que o Brasil se recusou. A informação é do jornalista Jamil Chade (Link).

Agora junta somente essas três ações ou inações em um só pacote: falta de investimento, ações contra o isolamento e compromisso com fake news durante a pandemia. Brasil já está em segundo lugar, mas está fazendo de tudo para ser o campeão mundial de Sars-Cov2.