Há pouco mais de um mês, a série Teatro, organizada pelo Sesc São Paulo como parte da programação #EmCasaComSesc, promove a transmissão de um monólogo interpretativo diferente, direto da casa dos artistas, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, às 21h30.

Nesta segunda-feira (22), a atriz Amanda Lyra apresenta “Quarto 19”, um monólogo concebido a partir do conto No Quarto Dezenove (ToRoomNineteen), da escritora britânica Doris Lessing (1919-2013), prêmio Nobel de Literatura em 2007.  

Amanda Lyra (Foto: Cris Lyra)

Sob direção do dramaturgo Leonardo Moreira, diretor da Companhia Hiato, de São Paulo, a peça conta a história de uma mulher de classe média casada e com três filhos que se vê despersonalizada pelo casamento burguês, pela maternidade e pela fragmentação de sua identidade feminina. Amanda Lyra estreou o espetáculo solo em 2017, no Sesc Pinheiros, e seguiu em turnê por São Paulo e Rio de Janeiro, em 2018. Foi indicada ao Prêmio Shell como Melhor Atriz e vencedora do Prêmio Questão de Crítica, na mesma categoria. A classificação indicativa é 16 anos.

A atriz Denise Fraga se apresenta na quarta-feira (24), com o monólogo Galileu e Eu – A Arte da Dúvida. A peça narra parte da biografia do cientista italiano Galileu Galilei, que conseguiu provar que a Terra girava em torno do Sol, mas foi obrigado a negar publicamente a sua descoberta para não ser queimado na fogueira da Santa Inquisição. 

Denise Fraga (Foto: João Caldas)

Sua atitude, considerada covarde por muitos, permitiu, porém, que o cientista terminasse seu famoso livro I DISCORSI, uma obra que revolucionou a ciência. O texto é de um dos principais dramaturgos do século 20, o alemão Bertolt Brecht. Denise Fraga viveu Galileu Galilei na premiada montagem homônima, sob direção de Cibele Forjaz, nos anos de 2015 e 2016. Agora, ela retorna à obra de Bertolt Brecht e cria novas pontes com o tempo presente. O espetáculo é uma criação e realização de Denise Fraga, José Maria e Luiz Villaça e é indicado para maiores de 14 anos.

Na sexta-feira (26), Yara de Novaes encena “Justa”, uma crônica política dos nossos tempos. Do esgotamento ético ao senso de urgência de um reencantamento com a beleza da justiça.

Yara de Novaes (Foto: Elisa Mendes)

Contaminados pelo momento crítico que atravessamos e soterrados pelas camadas de corrupção que inviabilizam este país, surge um sonho com novos paradigmas para o ideal de justiça. A peça é uma fábula com tons de noir investigativo, apimentado por uma paixão destruidora, dando espaço aos clamores do feminino e do reencontro de um filho com sua mãe, ou melhor, de um povo com sua pátria. A dramaturgia é de Newton Moreno e a classificação indicativa 18 anos.

No domingo (28), o ator Leonardo Netto apresenta 3 Maneiras de Tocar no Assunto – O Homem com a Pedra na Mão. O ponto de partida é o depoimento ficcional de um homem que esteve presente no dia da Revolta de Stonewall, ocorrida em 28 junho de 1969 em Nova York (há 51 anos), um marco fundamental da luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+. 

Leonardo Netto (Foto: Dalton Valério)

Com uma descrição minuciosa da noite em que os frequentadores – gays, lésbicas, travestis, drag queens – do bar Stonewall Inn, em Nova York reagiram, pela primeira vez, a mais uma batida policial no local. A autoria é do próprio Leonardo Netto e direção de Fabiano de Freitas; a classificação indicativa é 14 anos.

As transmissões podem ser acompanhadas pelo youtube.com/sescsp ou instagram.com/sescaovivo.

(Carta Campinas com informações de divulgação)