A série Música, que integra a programação #EmCasaComSesc, organizada pelo Sesc São Paulo, traz apresentações diárias, sempre às 19h, de importantes nomes da música brasileira, nos mais variados estilos. Já são mais de 60 apresentações e 2,7 milhões de visualizações.

Letrux (Foto: Ana Alexandrino)

As segundas-feiras à noite, assim como a programação do Instrumental Sesc Brasil, são dedicadas à música instrumental. A semana começa com a jovem pianista carioca de formação clássica Maíra Freitas no dia 22. Do aconchego de sua casa, a pianista apresenta canções que aquecem o coração nessa quarentena.

Um show inteiramente instrumental com arranjos especiais e improvisos que mesclam suas vertentes erudita e popular. No repertório, estão músicas autorais de seus discos de carreira com pitadas de Villa-Lobos e Liszt, passeando por choros de Pixinguinha e chegando a sucessos de Martinho da Vila, Fátima Guedes e Ivone Lara. Cantora, pianista, compositora e produtora musical, Maíra tem um estilo que mescla piano clássico e jazzístico, sem se esquecer de suas raízes do samba.

No dia 23, tem o funk-soul com influências que vão do jazz à canção brasileira, combinados a uma variedade de sons vocais inconfundíveis de Ed Motta.

No repertório do show piano e guitarra, ele relembra baladas nacionais e internacionais de grandes artistas e as músicas que fizeram sucesso escritas em parceria com Rita Lee e Ronaldo Bastos, como ColombinaFora Da LeiBaixo Rio e Vendaval. Todas em versões acústicas. Cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor, Ed Motta desenvolveu um estilo próprio de fazer música que passa também pelo rock, da música clássica aos standards americanos, e da bossa nova ao reggae. Com o seu “Edmottês”, uma maneira brincalhona de denominar uma música cantada que não tem letra, já se apresentou em diversos países da Europa, América do Sul além de Japão e Estados Unidos e agora se apresenta pela série Música #EmCasaComSesc.

Na quarta-feira (24), tem o forró pé de serra do Trio Virgulino, que em 2020 comemora 40 anos de carreira. Formado atualmente por Adelmo Nascimento (triângulo), Roberto Pinheiro (zabumba) e Robson Pinheiro (sanfona), o grupo responsável pelo resgate do ritmo tipicamente brasileiro e precursores do forró universitário, interpreta músicas que fizeram história em especial Vida de Forró e Forró e Paixão, que dão nome aos discos lançados em 2011 e 1998, respectivamente.

O Trio surge em 1980, quando Adelmo resolve deixar a enxada de lado em Parnamirim, no Pernambuco, e seguir rumo a São Paulo, onde iniciou essa trajetória musical de sucessos. Nestas quatro décadas já dividiram o palco com ilustres nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Elba Ramalho, Moraes Moreira, Dominguinhos e Osvaldinho do Acordeom, e levaram o melhor do forró a países como Estados Unidos, França, Inglaterra, Espanha e Suíça.

Na quinta (25), é dia de cair no samba com o pernambucano radicado em São Paulo Yvison Pessoa. Apadrinhado por Beth Carvalho, integrante do grupo paulistano Quinteto em Branco e Preto durante sete anos e compositor da Comunidade Samba da Vela (localizada em Santo Amaro, zona sul de São Paulo), hoje, o cantor e compositor que se dedica a carreira solo é conhecido como um dos representantes do Samba de São Mateus, bairro da zona leste da capital paulista.

No show Samba em Família, Yvison traz clássicos de Paulinho da Viola, Arlindo Cruz e Sombrinha, sem se esquecer do célebre Adoniran Barbosa. Canções autorais escritas em parceria com grandes compositores paulistanos completam o repertório. Yvison estará acompanhado de seu filho, o violonista Paulo Arceno.

Na sexta-feira (26) tem Letrux, nome artístico da cantora, compositora e poeta Letícia Novaes, apresentando o seu segundo trabalho, Aos Prantos, lançado em março deste ano. A transmissão pela série Música #EmCasaComSesc é um convite a um mergulho nas profundezas sentimentais, mas com muito bailado em meio aos maremotos da existência. Neste show que fará de casa, ela trará uma seleção das 13 músicas que estão neste novo álbum.

No sábado (27), é a cantora Fafá de Belém que comanda a festa com seu alto astral característico. Acompanhada pelo pianista Luiz Karam, a cantora paraense que completa 45 anos de carreira em 2020 relembra seus grandes sucessos, além de músicas consagradas de outros compositores, como José Augusto, Danilo Caymmi, Paulinho Tapajós e Chico Buarque. Dança, alegria, emoções e gargalhadas estão garantidos na companhia de Fafá.

No domingo (28), temos um encontro marcado com toda a irreverência e genialidade de Tom Zé na “Live da laia que se liga no alerta”. Cantor, arranjador e compositor, Tom Zé é considerado uma das figuras mais originais da MPB. Acompanhado pelo guitarrista e produtor Daniel Maia, ele convida o público do Música #EmCasaComSesc a fazer um tour musical por Irará, cidade baiana de sua origem. Retoma, ainda, os grandes sucessos de sua carreira, que se estende por 29 discos, três documentários e viagens por todo o Brasil, Estados Unidos e Europa. O músico que participou ativamente da Tropicália nos anos 1960, seguindo com sua estética inventiva até hoje, entoa ainda dois jingles: o primeiro deles defende a renovação das linhas de trem, desativadas no Brasil em capitais e no interior. A inspiração veio do “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa. E o segundo, de seus próprios discos, para garantir “o feijão na mesa”.

As transmissões podem ser acompanhadas pelo youtube.com/sescsp ou instagram.com/sescaovivo.

(Carta Campinas com informações de divulgação)