O embaixador da Venezuela na Organização das Nações Unidas (ONU), Samuel Moncada, denunciou nesta terça-feira (16) o governo de Jair Bolsonaro por “negligência criminal diante da pandemia que põe em perigo a vida de milhões de habitantes no Brasil e no continente”.

(foto: fernando crispim -amazônia real – fp)

Em carta endereçada ao secretário-geral da ONU, António Guterres, Moncada afirmou que Bolsonaro “colocou, intencionalmente, o Brasil em uma catástrofe humanitária com mais de 20% dos contágios do continente e mais de 10% no mundo. É o segundo país, abaixo dos Estados Unidos, com maior número de mortes”.

O diplomata acrescentou que os estados fronteiriços do Brasil com a Venezuela, Amazonas e Roraima, têm mais de 62 mil casos de covid-19, enquanto todo o território venezuelano tem 3.062 casos. 

“O desprezo de Bolsonaro pela vida de seu povo é uma ameaça para os venezuelanos da fronteira e para mais de nove países da região”, disse Moncada.

O representante venezuelano afirmou na carta que, hoje, “apesar da campanha de agressão a que está sujeita nosso país, a Venezuela é o país com a taxa de contágio mais baixa e com menos casos confirmados de covid-19 por milhão de habitantes na América Latina e Caribe”.

Moncada disse ainda que, dentre as respostas do governo Bolsonaro à pandemia, estão a negação da gravidade da covid-19 e a carência de uma política pública coerente para a contenção do vírus, assim como as ameaças ao multilateralismo. 

O embaixador solicitou à organização internacional que faça um chamado às autoridades brasileiras que interrompam suas ações na luta contra a doença. (Do Brasil de Fato/TeleSur)