No próximo dia 3 de julho, um projeto da Unicamp, mais especificamente ligado aos alunos da graduação do IEL (Instituto de Estudos da Linguagem), lançará cinco e-books de maneira gratuita no site do Instituto: https://www.iel.unicamp.br/br/content/ebook .

Trata-se do projeto da TL224 Publicações, um setor de publicações independentes da graduação do IEL gerido pelos estudantes de graduação (majoritariamente de Estudos Literários) e coordenado pela Profa. Dra. Márcia Abreu.

O projeto da TL224 busca dar oportunidade aos estudantes de entrarem em contato com o mercado de trabalho de editoração de livros; são publicados, anual e costumeiramente, cinco livros: três que eram monografias (TCCs) premiadas pelo IEL e dois romances originais.

A plataforma é de amplo acesso ao público, atraindo estudantes que estejam interessados em leituras e pesquisa na área das letras – os temas científicos são de linguística, linguística aplicada e literatura.

Entre os e-books que serão lançados, há textos narrativos criativos, um livro que reúne dois contos tematizados no sertão brasileiro, e outro sobre o processo de maternidade.

Veja abaixo mais detalhes de um dos livros que compõem o projeto. Em outras matérias, serão divulgadas informações sobre cada um dos demais livros a serem publicados:

(Foto: Facebook TL224 Publicações)

A maternidade, experiência ao mesmo tempo transformadora e cercada por grandes desafios, se torna ainda mais intensa e imprevisível quando se trata do primeiro filho. Nesse caso, o nascimento e as primeiras etapas do crescimento do bebê parecem corresponder ao nascimento e crescimento da mãe. Essa relação de correspondência se traduz em uma interação muito próxima, profunda e permeada tanto por dificuldades quanto por momentos de grande emoção e alegria.

Em Vá com c(alma), entramos em contato com esse processo de descoberta da maternidade por meio dos relatos de Gianne Pereira, mãe de primeira viagem que apresenta de modo cativante as principais etapas e questionamentos presentes nos dois primeiros anos de vida de seu filho Bernardo. Conforme a autora afirma: “a maternidade me fez amadurecer e me exigiu camadas cada vez mais profundas de questionamentos e reflexões”.

Assim, no decorrer do livro, o leitor poderá refletir sobre as dificuldades enfrentadas por Gianne no parto, as dúvidas sobre o momento certo de ter um filho, as diferentes fases de crescimento e desenvolvimento de habilidades de Bernardo, a rapidez com que ocorrem as mudanças nessas fases, o apoio dos familiares e amigos próximos no cuidado com o bebê, entre tantas outras questões.

Nesse percurso, as reflexões acompanham os relatos vivos e apaixonados de uma mãe estreante na literatura e na maternidade, sem deixar de lado o bom humor e o caráter lúdico que marcam a origem dos textos, afinal, o livro surgiu a partir da reunião de 70 crônicas primeiramente publicadas no perfil @mae24hrs do Instagram.

Levando em consideração a relação inicial das crônicas com as redes sociais, o projeto gráfico da obra procurou responder ao desafio de dialogar com os novos meios de produção literária na internet, trazendo para o livro fotografias, memes de Bernardo e emojis, sem perder de vista uma exposição do texto condizente com a importância dos questionamentos e a profundidade dos relatos trazidos pela autora.

Gianne Pereira é formada em Estudos Literários e Letras pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Além de escritora, é professora e revisora. A autora recebeu menção honrosa no prêmio “Estante Literária da Unicamp” (2012) e esteve entre os vencedores do “Concurso Nacional Novos Poetas” (2013).

Livro: Vá com c(alma): Crônicas de uma vida materna
Autora: Gianne Pereira
ISBN: 978-65-87175-03-4
Edição: 1a
Ano: 2020
Páginas: 154
Dimensões: 16×23

(Carta Campinas com informações de divulgação)